
11/07/09
trabalho escravo
em fazenda no
interior.
Lavrador conta que
não recebeu
pagamento
em 4 meses de
trabalho.
Funcionários
relataram
que crianças
trabalhavam
na colheita de
limão.
Policiais flagraram trabalho escravo e exploração de obra infantil em uma fazenda que produz limão no interior de São Paulo. Foi no município de Cabreúva, a 70 quilômetros da capital.
Foi uma denúncia que levou a polícia até a fazenda. Um lavrador estava na propriedade há quatro meses e conta que não recebeu nenhum pagamento. "Às vezes o povo dá um pouco de comida. Tem vez que nós não comemos, não almoçamos, não jantamos nem nada", relata.
Os funcionários contaram para os policiais que havia crianças trabalhando na colheita de limão. O Conselho Tutelar foi chamado. Na hora, seis menores faziam serviços no local. Um deles, um menino de 12 anos. "Não tinha luva, não tinha equipamento, não tinha água, não tinha nada. Eu ganha R$ 2 reais", diz.
Uma adolescente conta que os patrões pediram para todos fugirem assim que ficaram sabendo que a polícia ia chegar. "Aí nós falamos que não íamos fugir que era errado, e chamamos a polícia", conta.
Mesmo assim, segundo a Conselheira Tutelar, Renata Cintra, cerca de 30 menores foram retirados às pressas da propriedade. "Aproximadamente 30 menores e tinha apenas cinco maiores. Todos homens. O ônibus também estava em situação precária, todo quebrado, caindo os pedaços da escada. Uma situação bem complicada", afirma.
O advogado da empresa, Alceu Jorge Vieira, afirmou que não sabia que crianças trabalhavam na colheita. "O que nós estamos sabendo é que tinha alguns menores trabalhando, acompanhando os seus pais que estavam trabalhando na lavoura", fala
Oito pessoas foram trazidas para a delegacia para prestar depoimento. Os responsáveis pela contratação devem responder por exploração de trabalho infantil.
NOTA : INFELIZMENTE, ESTAS NOTICIAS NO BRASIL NÃO SÃO TÃO RARAS COMO À PRIMEIRA VISTA SE PODERIA IMAGINAR.
DEPOIS DE QUASE DEZ ANOS NO PODER, O PARTIDO DOS TRABALHADORES (?) NÃO CONSEGUIU INVERTER ESTE VERGONHOSO QUADRO, DE LEVAR EMPRESÁRIOS A PENSAR, QUE EM PLENO SÉCULO XXI, AINDA É POSSÍVEL ( E COMPENSA . . . ) MANTER O TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL.
PORQUE NÃO PROPÔS O PT QUE A MANUTENÇÃO DE TRABALHADORES EM CONDIÇÕES SEMELHANTES À DO TRABALHO ESCRAVO, FOSSE CONSIDERADO, COMO O É, UM CRIME HEDIONDO ?
PORQUE É QUE ESTE TIPO DE CRIME, NÃO FICA DEFINITIVAMENTE ENQUADRADO COMO UM CRIME INAFIANÇÁVEL ?
QUAL É ADIFERENÇA ENTRE TRABALHO ESCRAVO E RACISMO ?
É MAIS GRAVE MANTER EM CATIVEIRO UM TUCANO OU UMA ARARA AZUL DO QUE UM SER HUMANO, OBRIGANDO-O A TRABALHAR ?
É ESTA REVOLUÇÃO POLITICO - CULTURAL, QUE SE ESPERAVA PODER VIR A SER FEITA PELA ESQUERDA, QUE PELA PRIMEIRA VEZ EM 500 ANOS OCUPA O PODER NESTE PAÍS !
ENFIM, MAIS UMA GRANDE OPORTUNIDADE PERDIDA DE LULA E " COMPANHÉROS " !...
Nenhum comentário:
Postar um comentário