. . . JÁ VALEU A PENA ! . . .
19/9/2007 - O DIA
CCJ aprova fim
do voto secreto no
Congresso
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com o voto secreto em todas as sessões do Congresso, inclusive nas perdas de mandato. O relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) quer que a proposta seja analisada ainda nesta quarta em Plenário, como primeiro item da pauta.
O relatório inicial de Tasso Jereissati mantinha o caráter secreto para diversas votações, como nos casos de autoridades para área de inteligência e assuntos estratégicos. No entanto, ele abriu mão de seu texto e manteve a redação original da PEC, feita pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Por outro lado, os líderes dos partidos presentes na sessão da CCJ assumiram o compromisso de colocar a PEC em votação no plenário tão logo as medidas provisórias que obstruem a pauta sejam votadas. Na opinião do senador tucano a pressão da opinião pública para o fim do voto secreto garantirá a aprovação da matéria.
NOTA : APESAR DE TER SIDO UM ESCÂNDALO, A ABSOLVIÇÃO DA CASSAÇÃO DE RENAN CALHEIROS POR VOTO SECRETO, PELO MENOS, O EFEITO A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA, FEZ COM QUE A PARTIR DE AGORA, OS SENADORES NÃO SE ESCONDAM COBARDEMENTE ATRÁS DO SECRETISMO DO VOTO, PARA JUSTIFICAR AS SUAS DECISÕES.
SÓ POR ISSO, VALEU A PENA !
OBRIGADO RENAN !
Nenhum comentário:
Postar um comentário