quarta-feira, 23 de maio de 2007

OH MOURINHO, E OS OUTROS ???...

Mourinho já escolheu os 7 grandes desportistas
1 – Eusébio: "O maior"
2 – Carlos Lopes "O primeiro ouro olímpico marca a história do desporto português. A nossa bandeira no ponto mais alto na celebração do desporto"
3 – Rosa Mota "Símbolo do desporto feminino em Portugal"
4 – Livramento "O hóquei faz parte da cultura portuguesa, e Livramento foi o Eusébio do hóquei."
5- Joaquim Agostinho "Alma de Portugal. Desporto querido pelos portugueses. Rei da montanha, do sacrifício e da determinação."
6 – Luís Figo "O maior de uma geração. Eleito o melhor do mundo. Um vencedor."
7 – Vítor Baia "No desporto, quem ganha, ordena, e quem tem títulos, tem tudo. O rei dos títulos e de uma carreira brilhante."


NOTA : Opiniões, são opiniões. Valem o que valem, independentemente de quem as emite. Mas quando as argumentos que sustentam essas opiniões, por plausíveis que pareçam, deixam de ser justos, numa idêntica escala de valores, com outras pessoas que deixaram de ser lembradas, ou há amnésia, ou há falta de outra de outra coisa...

Parece estar agora toda a gente encantada com o Vítor Baía, bom guarda - redes sem dúvida, mas quando se compara o guarda - redes do Porto, com outras figuras nacionais das nossas balizas, há qualquer coisa que falta dizer.

Refiro-me a Carlos Gomes. Carlos Gomes esteve 8 épocas no Sporting, fez 181 jogos na I Divisão, jogou 18 vezes na Selecção Nacional, foi campeão nacional em 5 ocasiões e venceu uma Taça de Portugal.

Um dos mais geniais guarda-redes do futebol português, vítima do seu temperamento mas também da ditadura, foi obrigado a deixar Portugal, e ir jogar para o Ouviedo (Espanha), e depois para o Casablanca (Marrocos).

Em oito épocas, ganhou seis títulos, ( a PIDE não deixou fazer mais... ) e é bom lembrar, que tudo isto se passou na década de 50... em que a projecção do futebol e seus protagonistas, era bem diferente...

Aqui fica a minha singela homenagem a Carlos Gomes !


Nenhum comentário:

Postar um comentário