domingo, 10 de junho de 2007

JÁ TINHA CHAMADO A ATENÇÃO PARA ESTE ASSUNTO...


IN JORNAL DO BRASIL - 10/06/2007

Oremos, senhores passageiros

O Brasil inteiro exige explicações - imediatas, plausíveis, consistentes - para a colisão entre o Boeing da Gol e o Legacy fabricado pela Embraer. É essencial identificar responsáveis, castigar culpados, indemnizar as famílias das vítimas e, sobretudo, tomar todas as medidas necessárias para evitar reincidências. Mas até os cretinos fundamentais de Nelson Rodrigues sabem que a tragédia no céu de Mato Grosso foi consequência, e não causa, do colapso da aviação civil. O erro humano só precipitou a consumação de um desastre que poderia ter ocorrido muito antes, e poderá repetir-se a qualquer momento. Porque nada mudou.
Os controladores de voo - poucos, sem preparo adequado e mal remunerados - monitoram equipamentos obsoletos, aparelhos em frangalhos, sistemas de comunicação que deixariam em pânico um piloto de Serra Leoa. Frequentemente à beira da exaustão, torcem para que aquele ponto que pisca na tela não seja tragado por algum buraco negro sobre serras ou selvas.
Com a queda do Boeing da Gol, constatou-se que o governo não investira sequer alguns trocados no sistema de segurança dos voos. Meses depois de escancarado o apagão aéreo, nada foi feito. A próxima tragédia é questão de tempo. Oremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário