quarta-feira, 18 de julho de 2007

DE QUEM É A CULPA ?

18/7/2007
Para especialista,
foi assassinato coletivo

A entrega das obras da pista principal do Aeroporto de Congonhas sem as ranhuras para o escoamento de água é considerada o provável motivo do acidente com o avião da TAM. Segundo o consultor em aviação Gianfranco Betting, as obras estavam incompletas: “A Infraero é culpada por este assassinato coletivo. Foi uma irresponsabilidade assassina”. Apesar de não serem obrigatórias, as ranhuras dão mais segurança nos pousos. “Principalmente em aeroportos de pista curta, como Congonhas, o ‘grooving’ é imprescindível”, afirmou Betting.
O fato de Congonhas ser cercado de prédios torna ainda mais crítica a situação do aeroporto paulista. “Não há espaço para qualquer erro”, esclarece o especialista. Para Betting, a falta de ranhuras no solo pode ter causado uma aquaplanagem, quando o avião tentava arremeter. O problema pode ter sido a causa também da derrapagem de um avião da Pantanal na segunda-feira em Congonhas. “Não pode ser coincidência dois aviões derraparem um atrás do outro”, justifica Betting.
Se confirmada a falta de ranhuras como causa da colisão, este será o primeiro acidente com mortes causado por falhas na infra-estrutura aeroportuária no País.


NOTA : AS OBRAS REALIZADAS NA PISTA, TENDENTES A MELHORAR O NÍVEL DE ADERÊNCIA E ATRITO, FORAM ENTREGUES A 3O DE JUNHO, SEM QUE, O PRINCIPAL PORMENOR DE SEGURANÇA FOSSE IMPLANTADO.
O " GROOVING ", QUE SÃO PEQUENOS SULCOS NA PISTA, SERVEM ESSENCIALMENTE PARA ESCOAR A ÁGUA, EVITANDO FENÓMENOS PERIGOSOS DE " AQUAPLANNING ", AO MESMO TEMPO QUE OFERECE UM MAIOR ATRITO AO RODADO DO AVIÃO, PROPICIANDO UMA PARAGEM MAIS SEGURA, NUM ESPAÇO MENOR.
ESTE " GROOVING ", NÃO FOI FEITO NA PISTA ! PENSAVA-SE FAZER DAQUI A MAIS UNS TEMPOS . . . POR MANIEFSTA FALTA DE SORTE DE TODOS OS QUE PERECERAM NO ACIDENTE, NÃO DEU TEMPO . . .
A EMPRESA A QUEM FORAM ADJUDICADAS AS OBRAS, ENTREGOU A PISTA, SEM ESTAR COMPLETAMENTE SEGURA, A DETENTORA DA OBRA, ACEITOU, E AGORA A CULPA É DE QUEM ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário