quinta-feira, 19 de julho de 2007

SEMANA NEGRA . . . PARA A AVIAÇÃO BRASILEIRA

Carga de foguete
brasileiro está perdida

Equipe não conseguiu resgatar módulo de experimentos no mar, como programado. O lançamento do foguete VSB-30 ocorreu em Alcântara às 12h13.
A ida foi bem, mas a volta, nem tanto. As equipes de resgate escaladas para procurar o módulo de experimentos do foguete suborbital brasileiro VSB-30, que deve ter caído no mar por volta das 12h33 desta quinta-feira (19), fracassaram em localizá-lo.
As buscas foram encerradas com o cair da noite e os coordenadores da operação discutem agora o que fazer. Embora ninguém confirme, é grande a probabilidade de que o módulo tenha afundado e não possa mais ser resgatado. Apesar da perda, o vôo produziu alguns resultados científicos válidos. "Nós planejamos tudo com a hipótese de que a carga útil pudesse não ser recuperada", disse o tenente-coronel Olympio Achilles, diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Ainda não está claro o quanto dos resultados remotos poderá ser aproveitado. De toda forma, caso se confirme a perda do módulo de experimentos, o prejuízo já será razoável: a idéia é que ele fosse reutilizado, num futuro lançamento do VSB-30. A plataforma reutilizável de experimentos foi desenvolvida pela DLR (agência espacial alemã) em parceria com engenheiros brasileiros, e essa era a primeira peça entregue ao Brasil, de duas. Com a perda de uma delas, só restará uma. Outras podem ser fabricadas nacionalmente, mas não está claro quanto tempo levará para que se faça o primeiro modelo construído em solo brasileiro. Curiosamente, parece ter sido um dos sistemas dessa plataforma que falhou. O pára-quedas, segundo os técnicos, se abriu, mas não há confirmação do acionamento correto do dispositivo flutuante -- feito para impedir o afundamento da carga útil -- ou do sinal localizador, que ajudaria as equipes a localizarem o módulo. As buscas foram iniciadas pela região em que se calculava que ocorresse a queda, com a ajuda de dois helicópteros da Força Aérea e um navio da Marinha, e depois ampliada para áreas adjacentes.
NOTA : REPAREM NESTAS PÉROLAS :
1 A EQUIPE NÃO CONSEGUIU RESGATAR O MÓDULO, COMO PROGRAMADO. . .
2. O FOGUETE DEVE TER CAÍDO NO MAR . . .
3. FOI TUDO PLANEADO PARA QUE A CARGA UTIL NÃO PUDESSE SER RECUPERADA...
4. O PÁRA-QUEDAS ABRIU, MAS NÃO HÁ CONFIRMAÇÃO DO USO CORRECTO. . .
5. AS BUSCAS FORAM INICIADAS PELA REGIÃO EM QUE SE CALCULAVA ONDE OCORRESE A QUEDA . . .
BOA NOITE, ATÉ AMANHÃ . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário