segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O " DIÁLOGO " COMEÇA BEM . . .

Fifa pede a governadores que evitem problemas para CBF .Entidade teme que eventual instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito venha a prejudicar os investimentos para o Mundial no Brasil
Jamil Chade e
Leonencio Nossa
A cúpula da Fifa vai cobrar hoje de 11 governadores que participam da festa de anúncio do país-sede da Copa de 2014 empenho para impedir “hostilidades políticas” e “exposições negativas” na Câmara e no Senado. O presidente da entidade, Joseph Blatter, deixou claro, em conversas com dirigentes esportivos brasileiros, que a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito, por exemplo, criaria um clima desfavorável aos investimentos estrangeiros.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, jantou ontem à noite com os governadores que querem sediar jogos da Copa, num hotel de Zurique, para antecipar as condições impostas pela Fifa. Os governadores, que tentam agradar a entidade com promessas de investimentos em infra-estrutura, serão orientados a comandar as bancadas de seus Estados no trabalho de “prevenção” à abertura de CPIs.Em conversas na tarde de ontem com jornalistas, Ricardo Teixeira se queixou de declarações do deputado Sílvio Torres (PSDB-SP), um dos parlamentares que querem investigar, na Câmara, denúncias contra clubes brasileiros e a CBF. Teixeira disse que também tem dossiê contra o deputado. Em 2001, Torres foi o relator da CPI da CBF/Nike.Ainda neste ano, a Fifa instala no Rio o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. Segundo duas autoridades brasileiras, a comissão terá funções de regular e monitorar os projetos das sedes do torneio. Joseph Blatter disse, em conversas formais com dirigentes da CBF, que a Fifa não pode correr riscos de ser relacionada a qualquer denúncia envolvendo o futebol brasileiro. Para obter o “benefício” da Copa, o Brasil não pode instalar CPIs. Nenhum país é obrigado a sediar o evento, costuma dizer Blatter. Uma vez decidido a realizar a Copa, o candidato tem de se comprometer a seguir regras de entidade que não é pública e que tem sede na Suíça, uma das mecas do capitalismo.A instalação de CPIs, na avaliação da Fifa, também seria um entrave à entrada de recursos privados estrangeiros no País. Uma Comissão Parlamentar, observa um dos governadores que vieram para a festa, expõe facilmente movimentações bancárias e fiscais de uma empresa ao quebrar sigilos comerciais.
O jantar oferecido pela CBF ontem em Zurique contaria com a presença da maioria dos 11 governadores que devem comparecer à cerimônia de amanhã. Pela previsão, participam do evento os governadores José Serra (São Paulo), Sérgio Cabral (Rio), Aécio Neves (Minas), Eduardo Braga (Amazonas), Jacques Wagner (Bahia), Eduardo Campos (Pernambuco), Alcides Rodrigues (Goiás), Binho Marques (Acre), Cid Gomes (Ceará), José Roberto Arruda (Distrito Federal) e Blairo Maggi (Mato Grosso). Wagner e Campos devem viajar hoje para a Suíça com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Também foram ao jantar o escritor Paulo Coelho, o técnico Dunga, da seleção, e representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. Tudo pelo “bom andamento” dos trabalhos.Em tom conciliador, o ministro do Esporte, Orlando Silva, chegou ontem a Zurique. Quando um agente de controle de imigração que lhe perguntou o que tinha ido fazer na Suíça, o ministro brincou: “Vim buscar a Copa”, avisou. “O anúncio amanhã aumenta a responsabilidade do País em relação à Copa”, avaliou Silva. “De qualquer forma, o anúncio vai coroar um esforço que ocorreu até agora para o País mostrar que tem capacidade de organizar o torneio.”
NOTA : TODOS SABEMOS QUE O FUTEBOL É HOJE UMA ÁREA DE NEGÓCIOS BEM APETECIDA, ONDE MUITA GENTE, QUE NUNCA SEQUER ENTROU NUM BALNEÁRIO, E APENAS SABE QUE A BOLA, NA MAIOR PARTE DOS CASOS É REDONDA, SE ENCHEU, ENCHE E ENCHERÁ CADA VEZ MAIS DE DINHEIRO.
NINGUÉM DESCONHECE OS ELEVADOS VALORES QUE GIRAM À VOLTA DESTE " DESPORTO ", DESDE A GESTÃO DE CARREIRAS E TRANSFERÊNCIAS, AOS DIREITOS DE TELEVISÃO, MARCAS DE ARTIGOS DESPORTIVOS, PUBLICIDADE, ETC ;
TAMBÉM QUASE NINGUÉM DESCONHECE, SER ESTE, UM CAMPO PRIVILEGIADO PARA A LAVAGEM DE DINHEIRO, E OUTRAS " ENGENHARIAS " FINANCEIRAS, CUJOS LUCROS E CONSEQUÊNCIAS, SE VÃO CONHECENDO ALGUNS CONTORNOS, COM OS LUCROS A PENDEREM SEMPRE PARA OS MESMOS . . .
INDEPENDENTEMENTE DO PODER FINANCEIRO E DE TODO O TIPO DE INDUSTRIAS QUE GRAVITAM À SUA VOLTA, QUE MOVIMENTAM MUITOS MILHÕES, PODEREMOS, E SOBRETUDO DEVEREMOS, QUESTIONAR O PORQUÊ DE ESTA INDÚSTRIA PRETENDER ( . . . E CONSEGUIR ) SOBREPOR-SE ÀS LEIS DOS ESTADOS, MEMBROS DA FIFA, EM TUDO O QUE CONTRARIA A SUA VONTADE E OBJECTIVOS DE NEGÓCIOS ?
DEVERÁ DEIXAR QUALQUER ESTADO DE DIREITO, DE INVESTIGAR AQUILO QUE ENTENDER DEVER INVESTIGAR DENTRO DO SEU TERRITÓRIO, TRATANDO-SE COMO SE TRATA, DE LAVAGEM DE DINHEIRO DE PROVENIÊNCIA MAIS QUE DUVIDOSA, SÓ PORQUE A ENTIDADE MÁXIMA DO FUTEBOL, ENTENDE QUE ISSO PODERÁ AFASTAR INVESTIDORES PARA O NEGÓCIO FABULOSO, QUE É A FASE FINAL DE UM MUNDIAL ?
AGUARDAM-SE ATITUDES. VEREMOS SE, CÚMPLICES, OU REPUBLICANAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário