quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

CÂMARAS PARA QUÊ ? . . .

O DIA - 20/12/2007

Câmeras não
mostram
ação no interior
do Masp

A Polícia Civil de São Paulo afirmou nesta quinta-feira que as câmeras instaladas dentro do prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp) não possuem sistema de infra-vermelho e que, por isso, dificilmente haverá acesso às imagens no momento do furto de quadros, nesta madrugada. O delegado Marcos Gomes de Moura, titular do 78º Distrito Policial, conta que assitiu às imagens no DVD da delegacia e conseguiu ver apenas três ladrões, filmados no lado externo do prédio. No momento das gravações, eles não utilizavam capuz.
Pelo menos três ladrões arrombaram o portão principal do museu usando um macaco hidráulico. De acordo com a assessoria do Masp, o assalto levou três minutos, das 5h09 às 5h12, e foi gravado pelo circuito interno de TV. O bando furtou as obras O Lavrador de Café, de Portinari, e O Retrato de Suzanne Bloch, de Picasso.
Segundo o delegado, as imagens podem ser recuperadas. "O material foi enviado para o Instituto de Criminalística, que vai tentar recuperar o que houve durante a ação. Eles têm equipamentos apropriados para isso" disse.
Moura afirma que no dia 19 de outubro houve uma tentativa de roubo no Masp, também durante a madrugada, mas naquela ocasião os ladrões fugiram sem nada levar. "Um dos vigias chegou a ser rendido, mas alguma coisa saiu errada e os ladrões fugiram. Ainda estamos investigando esse caso", disse.
De acordo com o delegado, os vigias que trabalham no local são funcionários do Masp, a maioria com mais de 10 anos de casa: "não há nenhum funcionário terceirizado".
Ele acredita que o crime tenha sido encomendado por algum colecionador e que as obras podem deixar o País. "Ouviremos todos os funcionários. Nenhum possibilidade está descartada", disse.
Moura considera a segurança do local apropriada e ressaltou que, durante os 60 anos da instituição, nunca houve registro de roubo.


NOTA : UM MUSEU QUE ALBERGA EXPOSIÇÕES VALIOSAS, COM OBRAS DE PORTINARI E PICASSO, TEM CÂMARAS SEM INFRA - VERMELHOS, QUE NÃO DETECTAM RIGOROSAMENTE NADA NA ESCURIDÃO ! . . .


SERÃO CÂMARAS DE TELEFONES CELULARES ? . . .


AS SEGURADORAS DAS EXPOSIÇÕES SABEM DISTO ? . . .


E OS QUADROS ? SAIRAM NO BOLSO DE ALGUÉM ? . . .


ANTES, HOUVE UMA TENTATIVA DE ROUBO, E AS MEDIDAS DE SEGURANÇA FORAM REFORÇADAS ? . . .


COM MEDIDAS DE SEGURANÇA DESTE QUILATE, QUE EXPOSITORES ARRISCARÃO A EXPOR EM MUSEUS BRASILEIROS ?


O MUSEU NÃO TEM CÂMARAS COM INFRA - VERMELHOS, E O DELEGADO CONSIDERA A SEGURANÇA ADEQUADA ! PALAVRAS PARA QUÊ ? . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário