sábado, 12 de janeiro de 2008

O " OUTRO LADO " DO CARNAVAL . . .


JORNAL DO BRASIL
Presidente da Unidos

do Viradouro leva
dois tiros
Eloisa Leandro


O presidente da Unidos do Viradouro, Marco Antônio Lira de Almeida, 43 anos, foi baleado com dois tiros, um transfixante no abdômen e outro na perna esquerda abaixo do joelho, quando chegava à quadra da escola de samba, no Barreto, por volta das 15h de ontem. Segundo a vítima - que chegou lúcida ao Hospital das Clínicas de Niterói - ele teria sofrido uma tentativa de assalto por dois homens armados e reagiu. Ele foi operado e está no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Seu estado é estável.
Marco Lira deu entrada no hospital por volta das 15h40, trazido por seguranças em seu veículo, da marca Jeep, de placa não anotada, segundo testemunhas. No entanto, parentes, amigos e membros da agremiação afirmam que Lira teria sido socorrido por populares, embora nenhuma testemunha tenha sido encontrada.
- Ele foi socorrido por pessoas que passavam pela rua. A única coisa que sei é que meu genro falou para os médicos que sofreu uma tentativa de assalto e reagiu - confirma o sogro de Marco Lira, Guttemberg Dias de Souza, ressaltando que a família estaria abalada. - Nós sofremos um impacto muito grande quando recebemos a notícia que ele estava baleado - lamenta.
Familiares e amigos lotaram o Hospital das Clínicas durante todo o dia de ontem. A maioria dizia não ter informações sobre o crime.
- Estava no barracão da escola, no Rio, quando recebi um telefonema dizendo que o presidente tinha sido baleado. Ainda é cedo para sabermos mais detalhes - disse o mestre de bateria da Unidos do Viradouro, Mestre Ciça. A mesma versão foi dada pelo sobrinho da vítima, Fernando Lira, o único que não confirmou a tentativa de assalto. - Não sabemos de nada ainda, nem se foi tentativa de assalto, onde está o carro, nada - revela.
A ocorrência ainda é investigada por policiais da 76ª DP (Centro). O carro da vítima e o local exato do crime ainda são um mistério. Para garantir a segurança de Marco Lira, o comando do 12º BPM (Niterói) montou um forte esquema de segurança no hospital.
- Agora temos que esperar a melhora da vítima para ela prestar depoimento - afirmou o delegado substituto da 76ª DP, Paulo Roberto da Silva.
Reincidência
Esta é a segunda vez em dois anos que o presidente da Viradouro sofre uma suposta tentativa de assalto. Policial civil licenciado, presidente do diretório regional de Niterói do PTB e pré-candidato à sucessão municipal, o presidente da agremiação assumiu o cargo na Viradouro em 2006, após a morte de José Carlos Monassa, que ficou à frente da escola por 16 anos. Marcos Lira teria entrado pelas mãos de Ailton Guimarães, então presidente da Liga Independente de Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

NOTA : TODOS OS ANOS ACONTECEM "ACIDENTES " DESTE GÉNERO COM OS DIRECTORES DAS ESCOLAS DE SAMBA . . .
AS LIGAÇÕES PERIGOSAS ENTRE OS CARNAVALESCOS E OS SEUS PRINCIPAIS "SPONSOR'S", NÃO DEVEM SER FÁCEIS DE GERIR, E OS CONFLITOS INEVITAVELMENTE ACONTECEM, GERALMENTE, COM VÍTIMAS MORTAIS, FORA AQUELES QUE SE DESCONHECEM OU NÃO SÃO NOTICIADAS.
A INDUSTRIA DO CARNAVAL, QUE COMO TODA A GENTE SABE, ESTÁ SUBJACENTE A UM MUNDO DE ILICITUDES, SOCIAL E MORALMENTE CONDENÁVEIS, É ACEITE PELA SOCIEDADE, ENQUANTO ELA CONSEGUIR ASSEGURAR A RENTABILIDADE DO TURISMO E OUTRAS FORMAS MENOS ORTODOXAS, DE UNA QUANTOS, ENRIQUECEREM.
ENTRETANTO O POVO, COMO DIZ UMA COMPOSIÇÃO DE CHICO BUARQUE, " BATE PALMA COM VONTADE, FAZ DE CONTA QUE É TURISTA ! . . . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário