quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

DA FAIXA DE GAZA À MANGUEIRA. QUAL A DIFERENÇA ?

28/01/09
G1 GLOBO

Polícia
operação no
Morro dos
Macacos e

no São João

Criminosos
não se

intimidaram
com
a presença
dos PMs na
comunidade.

Ainda não há

informação de

prisões e

apreensões.


Terminou no início da tarde desta quarta-feira (28), segundo informações do 6º BPM (Tijuca), a operação da policiais militares nos morros dos Macacos, na Zona Norte do Rio, e no São João, no subúrbio.

A polícia não informou se houve prisões de suspeitos nem apreensão de materiais ilícitos. Mas houve troca de tiros entre policiais e criminosos no Morro dos Macacos.

Imagens exibidas pelo RJTV nesta quarta-feira (28) flagraram suspeitos armados no Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio, mesmo com a presença de policiais militares na comunidade. Os flagrantes foram feitos na Rua Visconde de Santa Isabel, uma das mais movimentadas da região.

Pelo menos quatro homens exibem pistolas. Um deles, que está com duas armas, chega a apontar na direção do cinegrafista da TV Globo bem no meio das pessoas que circulavam pelo local.

A operação na comunidade é feita pelo 6º BPM (Tijuca) e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) desde o início da manhã desta quarta. Há troca de tiros na comunidade.

Por causa dos tiroteios, o trânsito na Rua Visconde de Santa Isabel chegou a ser interrompido por cinco minutos.

No último domingo (25), três pessoas morreram no confronto entre supostos traficantes do Morro São João, no subúrbio, e do Morro dos Macacos, na Zona Norte. Segundo a PM, o confronto durante a madrugada ocorreu numa região conhecida como "matinha", que liga as duas comunidades. Segundo ele, os corpos foram retirados do local e abandonados perto do Morro São João pelos criminosos

Ônibus são incendiados na Mangueira

Duas pessoas morreram, outras duas ficaram feridas e dois ônibus foram incendiados na manhã desta quarta durante operação no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio.

Desde o início da ação há intensa troca de tiros. Participam 200 agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Segundo informações iniciais, os traficantes tentaram incendiar um terceiro ônibus, mas o motorista conseguiu apagar as chamas com o extintor do veículo. Durante a ação, um paiol foi encontrado pelos policiais. O ataque seria represália à operação policial que acontece na comunidade.

NOTA : TODA A GENTE PARECE MUITO IMPRESSIONADA PELOS VIOLENTOS ACONTECIMENTOS NA FAIXA DE GAZA, MAS AO MESMO TEMPO, POUCA GENTE PARECE DAR IMPORTÂNCIA, AO QUE SE PASSA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO MESMO NAS BARBAS DA POLÍCIA, DO EXÉRCITO, E DAS AUTORIDADES QUE, PENSÁVAMOS NÓS, TÊM POR MISSÃO, GARANTIR MÍNIMAMENTE, O NOSSO DIREITO DE IR E VIR . . .

AS CENAS DIÁRIAS DE VIOLÊNCIA, SUCEDEM-SE, DIGA-SE COM MUITO MAIOR FREQUÊNCIA DO QUE NA FAIXA DE GAZA, E AO CONTRÁRIO DAQUELE TERRITÓRIO PALESTINIANO, AQUI, NÃO SE TRATA DE QUALQUER PROBLEMA ÉTNICO, RELIGIOSO, OU DE DEMARCAÇAO DE FRONTEIRAS ENTRE ESTADOS.

MESMO COM A POLÍCIA EM CIMA, E A TELEVISÃO FILMANDO PARA OS JORNAIS, A BANDIDAGEM NÃO SE ATEMORIZA, E MOSTRA TODA A SUA DESCONTRACÇÃO, À VONTADE, E SEGURANÇA, EXIBINDO O SEU ARSENAL BÉLICO, COMO SE VIVESSEM NUMA TERRA DE NINGUÉM, OU SE ESTIVESSEM A OCUPAR ZONA ÁREA QUE CONSIDEREM, ÁREA LIBERTADA,COMO SE DE GUERRILEIROS DE UM EXÉRCITO DE LIBERTAÇÃO SE TRATASSEM . . .

AS FORÇAS DA ORDEM PARECEM AGIR DA MESMA MANEIRA ! . . .

O TIROTEIO ESTBELECE-SE ENTRE O ASFALTO E O MORRO, SEM QUALQUER PRECISÃO DE OBJECTIVO, E NORMALMENTE, SEM QUAISQUER RESULTADOS PRÁTICOS, QUE NÃO SEJA A MORTE DE UM OU DOIS TRAFICANTES JOVENS, QUE SE EXPÕEM MAIS, QUEM SABE, PARA SE MOSTRAREM DIGNOS DE ASCENSÃO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO, E PODER ASSIM, " MOSTAR SERVIÇO " AOS CHEFES . . .

A SUBIDA E O CERCO DO MORRO, EM FORÇA E COM DETERMINAÇÃO, TENTANDO DESSE MODO, CAPTURAR OS CHEFES E SOLDADOS DO CRIME, COMO PRINCIPALMENTE, TODO O SEU ARMAMENTO, NÃO SE FAZ, E ÀS VEZES O QUE SE MOSTRA COMO MATERIAL DE GUERRA APREENDIDO, NÃO PASSA DE UMA PERCENTAGEM MÍNIMA DO QUE EXISTE, A JULGAR PELA COMPROVADA E RÁPIDA REPOSIÇÃO DE " STOCK ", QUE A BANDIDAGEM MOSTRA.

AS FORÇAS DE SEGURANÇA, NÃO TÊM CAPACIDADE, EVENTUALMENTE POR FALTA DE PREPARAÇÃO ADEQUADA, PARA O COMBATE DA GUERRILHA URBANA, E ELA É EXTREMAMENTE NECESSÁRIA, PORQUE É ESSE O REAL QUADRO EM QUE VIVE NESTE MOMENTO O RIO DE JANEIRO !

QUANDO, É QUE AS AUTORIDADES SE CONVENCEM DISTO ?

OU TERÃO OS CARIOCAS, QUE SOLICITAR UMA FORÇA DE INTERVENÇÃO DA ONU, PARA PODEREM VIVER EM SEGURANÇA ? . . .

É SÓ O QUE FALTA ! . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário