segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

E . . . CHURRASCO ? PODE ? . . .

ESTADÃO SP

16-02-2009
Governo
engaveta
fim de
fumódromo
Projeto do
Executivo está
parado há 1 ano
na Casa Civil;
senadores
governistas
apresentaram
2 propostas
distintas

Lígia Formenti




Sem as bênçãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto sobre o fim dos fumódromos preparado pelo Ministério da Saúde aguarda há um ano a avaliação da Casa Civil para ser enviado ao Congresso. A demora - indício de que a proposta não sairá da gaveta - acabou incentivando grupos dentro do próprio governo a trabalhar em direção oposta.

Os reflexos da divisão são evidentes: tramitam no Senado dois projetos, ambos da base governista. As propostas, no entanto, são distintas. O senador Tião Viana (PT-AC) quer o fim de áreas reservadas a fumantes em todo o País, a exemplo do projeto do ministério. Já o senador Romero Jucá (PMDB-RR) defende a existência de áreas restritas. "É óbvio que o setor que defende a manutenção dos fumódromos ganhou força nos últimos tempos", diz a diretora da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Paula Johns. Diante dessa situação, organizações não-governamentais e setores que lutam pela implantação das diretrizes estabelecidas pela Convenção-Quadro do Tabaco (acordo internacional com regras para combater e prevenir o tabagismo) tentam agora reforçar o apoio para aprovação do projeto do senador Tião Viana. "Quanto mais tempo demorar maior será o risco de o projeto do senador Jucá sair vencedor", diz Paula.

Consenso entre médicos e autoridades internacionais que lutam contra o tabagismo, a proposta do fim dos fumódromos no Brasil sofreu ao longo do último ano um desgaste típico dos projetos que carecem de padrinhos politicamente fortalecidos. "Não há justificativas sensatas para esses locais onde o fumo é permitido. A ciência já demonstrou os riscos do fumo passivo e a população em sua grande maioria apoia a ideia", completa Paula.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dá mostras de que desistiu do projeto elaborado pelo Executivo. "Sou contra fumódromos. Eles passam erroneamente a ideia de proteção dos não-fumantes", diz. "O projeto de Tião Viana já está tramitando, propõe o fim dos fumódromos, não há por que não apoiá-lo." Os projetos de Viana e Jucá foram apresentados em agosto, com um dia de diferença. Em seu texto, Jucá diz ser necessária a proteção de não-fumantes, mas argumenta que é preciso respeitar a livre iniciativa e preservar donos de hotéis e bares de prejuízos. "Minha proposta é pautada pela saúde. A outra, por razões comerciais, pelo lobby do tabaco", diz Viana.


NOTA : EU SOU FUMANTE !


ESTAS MEDIDAS QUE SE QUEREM TOMAR, IMITANDO OS PAÍSES CIVILIZADOS QUE JÁ AS TOMARAM, DAS DUAS UMA, OU SÃO FEITAS POR FUNDAMENTALISTAS, OU LEVA-NOS A PENSAR, QUE ESTES SENHORES, PROPONENTES DE SEMELHANTE RADICALISMO, NÃO CONHECEM O PAÍS ONDE VIVEM, E QUE POR ISSO, JULGAM REPRESENTAR !

ESTAS MEDIDAS, SERIAM MUITO BEM ACEITES, SE ESTE PAÍS TRATASSE DA SAÚDE DA SUA POPULAÇÃO, COMO DEVERIA TRATAR ! MAS... OS HOSPITAIS, MUNICIPAIS E ESTADUAIS, SÃO AQUILO QUE TODOS NÓS CONHECEMOS . . . DE 4º. MUNDO ! . . . NÃO SERIA MELHOR, COMEÇAR POR AÍ ?

ESTAS MEDIDAS, SERIAM MU.ITO BEM ACEITES, SE O GOVERNO SE PREOCUPASSE PRIMEIRO, EM PREVENIR QUE TODA A GENTE, EVITASSE DE TOMAR REFRIGERANTES, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS, QUE CAUSAM DANOS IMPORTANTES À SAÚDE ! PORQUE NÃO UMA CAMPANHA DESSAS ? MAS CUIDADO COM OS INTERESSES DA COCA - COLA ! . . .

ESTAS MEDIDAS, SERIAM MUITO BEM ACEITES, SE O GOVERNO SE PREOCUPASSE EM PROIBIR O NÚMERO EXCESSIVO DE ONIBUS DENTRO DAS CIDADES, QUE TORNA O AR IRRESPIRÁVEL, E DE MUITO PIOR QUALIDADE, DO QUE AQUELE IMPREGNADO DE FUMO DE CIGARRO ! MAS CUIDADOS COM OS INTERESSES DAS PREFEITURAS E EMPRESAS DE ONIBUS ! . . .

ESTAS MEDIDAS SERIAM MUITO BEM ACEITES, SE SE VISSE POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, MEDIDAS SÉRIAS, PARA REDUZIR O NÚMERO DE AUTOMÓVEIS NAS RUAS, ESSES SIM, CAUSADORES DE MUITO MAIOR POLUIÇÃO E MUITO MAIORES MALEFÍCIOS, DO QUE O FUMO DO CIGARRO ! MAS CUIDADO COM OS INTERESSES DAS GASOLINEIRAS, QUE TÊM DE VENDER ! . . .

ESTAS MEDIDAS SERIAM MUITO BEM ACEITES, SE POR EXEMPLO, SE VISSE O GOVERNO PREOCUPADO EM RETIRAR UM AEROPORTO ( SANTOS DUMMONT ), DO MEIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, QUE NÃO DEVERÁ TORNAR O AR QUE SE RESPIRA, MUITO BOM ! MAS CUIDADO COM OS INTERESSES DA AVIAÇÃO ! . . .

ESTAS MEDIDAS SERIAM MUITO BEM ACEITES, SE O GOVERNO TIVESSE PREOCUPAÇÃO COM O AR QUE SE RESPIRA NAS NOSSAS CIDADES. QUEM ANDA A PÉ, NO CENTRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, PODE ESTAR CERTO, QUE POR CADA DEZ MINUTOS DE TRAJECTO QUE FAÇA, TERÁ INALADO MAIS SUBSTÂNCIAS TÓXICAS, DO QUE SE TIVESE FUMADO DEZ CIGARROS ! MAS CUIDADO COM OS INTERESSES DAS MONTADORAS, QUE TÊM QUE CONTINUAR A VENDER VEÍCULOS ( MESMO NA CRISE... ) ! . . .

QUANDO RESOLVEREM, TODOS ESTES, E MAIS ALGUNS PROBLEMAS DA SAÚDE DOS BRASILEIROS, ESTES SENHORES TÊM DIREITO A SEREM FUNDAMENALISTAS COM O TABACO ! MAS ATÉ AÍ ? . . . ESTE ASSUNTO, PRESTA-SE SEMPRE A PERGUNTAS DESTAS . . .

OS BRASILEIROS, TÊM NUM DOS SEUS PRATOS MAIS TÍPICOS, O CHURRASCO, UM DOS PRATOS MAIS CANCERÍGENOS QUE HÁ ! BASTA PENSAR, EM QUE FUMAÇA E COM QUE BRASAS ELE É FEITO... CARVÃO VEGETAL, UM DOS PRODUTOS, QUE MAIOR QUANTIDADE DE CO ² LIBERTA ! . . .

E AQUELA CARNE TÃO GOSTOSA, IMPREGNADA DE SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS . . .

VÃO TAMBÉM PROIBIR O CHURRASCO ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário