terça-feira, 15 de setembro de 2009

NEGÓCIOS, SÃO NEGÓCIOS . . .

DN LISBOA
15-09-2009

Padres da Madeira

não querem futebol

matinal

Edmar Fernandes

Funchal

Pela primeira vez realizou-se de manhã um jogo do escalão maior do futebol português, contudo a ideia não é consensual. Párocos madeirenses insurgiram-se, mas os católicos lembram que há missas noutros horários.

Foram perto de 4000 os espectadores que acorreram ao Estádio dos Barreiros para assistir pela primeira vez a um jogo de Liga portuguesa de futebol em horário matinal. O DN tratou de ouvir alguns adeptos para se inteirar das opiniões sobre esta alteração radical do horário do encontro e a verdade é que os juízos formulados não podiam ser mais díspares.

Muitos acabaram por concordar com a ideia. "Vê-se o jogo de manhã e ainda vamos a tempo de almoçar e desfrutar da tarde para ir à praia", explicou João Mateus, funcionário da construção civil. Já José Fernandes, carteiro, considera que este facto acaba por "fazer pouco sentido". "Se acham que as pessoas vão começar a vir mais ao futebol se for de manhã estão bem enganados. A maior parte já tem os seus hábitos e não nos podemos esquecer que há muita gente que vai à missa a esta hora", lembrou.

Aliás, a questão religiosa foi mesmo a que levantou mais celeuma a partir do momento em que se ficou a conhecer que o desafio iria começar às 11.15 devido a premissas televisivas. Alguns párocos sediados na Madeira fizeram questão de transmitir discordância deste facto e apelaram para que a situação não se repita no futuro.

Todavia, nem todos os católicos praticantes comungam desta opinião. Alguns, mesmo os mais devotos, como Élvio Encarnação, adepto maritimista, não deixou de ir à missa em função do futebol. "Isso é uma questão que não se coloca. Há missas às 7.00 ou às 9.00 e quem quiser pode ir inclusivamente a igrejas que ficam aqui perto do Estádio dos Barreiros. Acho que só falam nisso para dar confusão", atirou.

Feitas as contas, a verdade é que foram muitos os adeptos de futebol que preferiram acompanhar o jogo in loco apesar do mesmo ter sido transmitido pela Sport TV1.

Ainda assim não é crível que tal situação se repita num futuro próximo. Convém recordar que este inusitado horário para a realização do desafio resulta do facto do recinto estar em obras. As torres de iluminação do estádio foram afectadas pelo que o Marítimo está impedido de realizar encontros em horário nocturno num futuro próximo.

NOTA : SÓ ESTAMOS AGORA À ESPERA QUE A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL E A LIGA DE FUTEBOL PROFISSIONAL, DETERMINEM O HORÁRIO DAS MISSAS, PROCISSÕES E OUTROS EVENTOS CONGÉNERES . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário