quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SEM PALAVRAS ! ! ! . . . E ALGUMAS PREVISÕES

G1 GLOBO

29/10/09 Ministério
abre sindicância
para apurar descaso
com material doado
à PRF
MJ pediu avaliação
técnica para checar
condições dos
aparelhos.
Equipamentos
para repressão ao tráfico
estão se deteriorando
desde 2007.

O Ministério da Justiça informou, na tarde desta quinta (29), que uma Comissão de Sindicância foi constituída para apurar as razões do descaso com equipamentos de segurança que foram abandonados num galpão da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Via Dutra, em Irajá, no subúrbio do Rio.
Segundo a nota oficial do MJ, as condições de armazenagem dos aparelhos também serão objeto da apuração.
São dezenas de esteiras de raios X e quatro portais com scanners que continuam encaixotados desde que chegaram ao Aeroporto Tom Jobim em 22 de junho de 2007. Os portais são capazes de revelar se os veículos transportam armas e drogas, mesmo que estejam camufladas. A denúncia do abandono dos aparelhos é da edição desta quinta-feira (29) do jornal O Globo.
De acordo com a nota do ministério, em 2007 foram adquiridos e utilizados 153 aparelhos - que custaram R$ 19 milhões - para a segurança dos Jogos Pan-americanos. Mas, segundo a matéria de O Globo, o material teria custado R$ 90 milhões e foi comprado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O MJ afirma que o material foi doado a órgãos públicos de segurança e de combate ao crime no início de 2008. Segundo o ministério, 100 desses aparelhos já foram retirados e estão em uso regular pela Infraero, Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Controladoria-Geral da União e Polícia Federal. Outros 31 aparelhos estão à disposição para uso da PRF, e 22 deles ainda ainda retirados pela PF nos próximos dias, conforme cronograma previamente estabelecido pelo MJ.
Sobre as condições de armazenamento dos aparelhos, a PRF informa, segundo a nota do ministério, que eles não sofreram nenhum grau de deterioração. A nota diz ainda que o MJ "determinou uma avaliação técnica dos equipamentos para verificar a correção dessa informação que, uma vez não confirmada, acarretará a responsabilização administrativa dos servidores que deram causa".
Ministro manda apurar descaso
Na manhã desta quinta, durante uma palestra na Zona Sul do Rio,
o ministro da Justiça Tarso Genro criticou o descaso
com equipamentos que deveriam ser usados para repressão ao tráfico de armas e drogas.

“O que me parece difícil de ser explicado - espero que tenha explicação - são as condições de acondicionamento desse material, que parece que está visivelmente em deteriorização”, disse Tarso Genro.
NOTA : 1ª. PREVISÃO : DEPOIS DE ATURADAS INVESTIGAÇÕES, O RELATÓRIO FINAL CONCLUIRÁ QUE, NÃO FOI POSSÍVEL RESPONSABILIZAR OS DEPREDADORES DO PATRIMÓNIO PÚBLICO, POR HAVER DEMASIADAS ENTIDADES ENVOLVIDAS NO ASSUNTO . . .
2ª PREVISÃO : O MATERIAL CONTINUARÁ ENCAIXOTADO, PRIMEIRO, PORQUE SE ENCONTRARÁ CERTAMENTE DETERIORADO POR FALTA DE USO E FALTA DE ARMAZENAMENTO A CONDIZER ; SEGUNDO, PORQUE DEVERÁ ESTAR JÁ OBSOLETO, FACE AO AVANÇO DAS TÉCNICAS DO TRÁFICO . . .
3ª. PREVISÃO : ATÉ SE ADQUIRIR NOVO MATERIAL, ( EM CONCURSO, DE PREFERÊNCIA SUPER-FACTURADO . . . PARA ALGUÉM GANHAR UNS TOSTÕES... ) O TRÁFICO DE DROGA E DE ARMAS CONTINUARÁ A REINAR NO RIO DE JANEIRO, PORQUE HÁ EQUIPAMENTO QUE O DEVERIA IMPEDIR, MAS ESTÁ HÁ DOIS ANOS, ENCAIXOTADO . . .
4ª PREVISÃO : O FENÓMENO DOS " CAIXOTES " ESQUECIDOS NO BRASIL, É UMA COISA COM HISTÓRIA. DESDE A " NOVA " USINA NUCLEAR DE ANGRA, QUE CONTINUA ENCAIXOTADA HÁ DÉCADAS, PORQUE INTERESSA ÀS DISTRIBUIDORAS ELÉCTRICAS. OS EQUIPAMENTOS PARA TRATAMENTO DE CÂNCER EM DIVERSOS HOSPITAIS, QUE CONTINUAM ENCAIXOTADOS HÁ DIVERSOS ANOS, POQUE INTERESSA AOS MÉDICOS QUE TÊM OS SEUS LABORATÓRIOS PRÓPRIOS COM O MESMO MATERIAL E QUE QUEREM FACTURAR. E AGORA ESTES EQUIPAMENTOS PARA FISCALIZAR O TRÁFICO, QUE ESTÁ ENCAIXOTADO, SEM FISCALIZAR COISA NENHUMA, DEIXANDO O NEGÓCIO CORRER SOLTO !
PARA INTERESSE DE QUEM ? ? ? . . . ALGUÉM EXPLICA ? ? ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário