domingo, 10 de janeiro de 2010

ONDE É QUE EU JÁ VI ISTO ? . . .

G1 GLOBO

09/01/10
Venezuelanos correm às lojas

após anúncio de nova política cambial
Governo Chávez anunciou câmbio

duplo para o país.
Cotação do dólar em relação ao

bolívar vai de 2,15 para 4,60.

Centenas de venezuelanos invadiram as lojas de eletrodomésticos neste sábado para comprar produtos importados, prevendo um aumento significativo dos preços, depois da maxidesvalorização do bolívar anunciada na sexta-feira pelo governo.
Um fotógrafo da AFP pôde comprovar a formação de longas filas de espera nas portas dos estabelecimentos, antes mesmo de sua abertura, numa grande procura por geladeiras, televisores ou máquinas de lavar.
Na sexta-feira, o governo venezuelano anunciou uma desvalorização cambial, com o bolívar passando de 2,15 por dólar a 2,60.
A partir de agora, haverá na Venezuela dois preços oficiais do dólar: 2,60 para produtos de primeira necessidade, remessas e importações do setor público; e 4,30 para os demais produtos, como os eletrônicos.

Muitos cidadãos decidiram, então, adiantar-se à alta anunciada de preços num país considerado muito consumista e onde o presidente Hugo Chávez tenta estabelecer um sistema socialista desde 1999.
"Decidimos que hoje era o dia de comprar um televisor antes da explosão dos preços. Fomos a várias lojas, onde as filas eram grandes; finalmente, encontramos uma menos concorrida, mas os produtos voavam. Todos queriam comprar hoje", resumiu uma consumidora à AFP.
Segundo os especialistas, a maxidesvalorização provocará um aumento preocupante da inflação na Venezuela, onde os preços já subiram 25,1% este ano, a taxa mais alta da América


NOTA : ESTA NOTICIA PODERIA OSTENTAR O TÍTULO, " O SOCIALISMO BOLIVARIANO NO SEU MELHOR " . . .


OS DITADORES COMO CHAVEZ E MAIS ALGUNS QUE AINDA ANDAM POR AÍ, APESAR DE POR VEZES QUEREREM REESCREVER A HISTÓRIA, E DE A QUEREREM CONTAR À SUA MANEIRA, PARECEM NO FUNDO, APRENDER MUITO POUCO COM AS LIÇÕES QUE ELA A TODOS DÁ !


A IMPOSIÇÃO DA ECONOMIA DE ESTADO, EM DETERIMENTO DA ECONOMIA DE PRIVADA, RESULTOU EM TODOS OS PAÍSES ONDE SE TENTOU IMPLANTAR, FENÓMENOS SEMELHANTES, AOS QUE NESTE MOMENTO ASSISTIMOS NA VENEZUELA, NÃO CONTANDO, COM A INEVITÁVEL PERCA DE PODER DE COMPRA DAS CLASSES MENOS FAVORECIDAS, PARA QUEM A " REVOLUÇÃO " - SEGUNDO OS SEUS MENTORES - É FEITA . . .


SE A ISTO JUNTARMOS OS HABITUAIS FABULOSOS LUCROS E BENESSES DE QUEM GERE O SISTEMA ECONÓMICO DESTE " SOCIALISMO BOLIVARIANO " PODEMOS PREVER O APARECIMENTO OU FORTALECIMENTO DOS " APARATCHIC'S " ( FUNCIONÁRIOS DO PARTIDO DO GOVERNO ), QUE NAS ANTIGAS REPUBLICAS SOCIALISTAS DA EUROPA E DO RESTO DO MUNDO, TINHAM ESTATUTOS E PRIVILÉGIOS INVEJÁVEIS !


ENFIM, NADA DE NOVO, QUE NÃO TENHA A SENSAÇÃO DE " DEJÁ VU " EM TODOS OS PAÍSES E PARTIDOS, DA ANTIGA CORTINA DE FERRO, TAMBÉM, EM NOME DA REVOLUÇÃO PARA O . . . POVO !


NO CASO VERTENTE, FALAMOS DE UM PAÍS QUE É, NADA MAIS NADA MENOS, DO QUE UM DOS PRINCIPAIS PRODUTORES MUNDIAIS DE PETRÓLEO !


SOCIALISMOS " REVOLUCIONÁRIOS " NO SÉCULO XXI NA AMÉRICA LATINA, COM A AGRAVANTE DE SEREM TUTELADOS POR MILITARES, DÁ ESTE RESULTADO !


ESTAVAM À ESPERA DE QUÊ ? . . . E AINDA NÃO VIMOS TUDO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário