domingo, 11 de abril de 2010

A " GRANDE FAMÍLIA " . . .

O DIA

12-04-2010
Políticos lançam família para disputar eleições
Prefeitos da Baixada e do interior do estado mantêm prática de colocar parentes para participar das eleições na Câmara dos Deputados e na Alerj. Sociólogo vê fato como nova faceta do coronelismo
POR MARCOS GALVÃO

Rio - A política familiar continua dando as cartas na política do Estado do Rio, que já foi governado pelo casal Garotinho por dois mandatos. Na Baixada Fluminense e no interior, regiões onde a prática do coronelismo imperou por muitos anos, as eleições de 2010 para o Congresso Nacional e para a Assembleia Legislativa serão nova oportunidade de políticos com mandato indicarem irmãos, filhos, maridos e mulheres. São casos em que o grau de parentesco vale muito mais do que a sigla partidária.
É o que acontece em São João de Meriti, onde o prefeito Sandro Mattos (PTB), 41 anos, está lançando o irmão, Marcelo Mattos, 39 anos, pelo PDT, para uma vaga na Câmara dos Deputados. “O partido faz parte da base da aliança que me apoiou para a prefeitura”, justifica o prefeito. Com carreira meteórica na política — antes mesmo de terminar o mandato de vereador, em São João de Meriti, Sandro se elegeu deputado federal, o prefeito de Meriti imagina o mesmo futuro para o irmão.
“O Marcelo sempre fez parte do meu grupo político e é alguém em quem confio”, diz o prefeito. Segundo ele, desde a sua saída do Congresso para concorrer à prefeitura, o município está sem representação na Câmara dos Deputados.“Vou trabalhar para trazer mais recursos para São João e para a Baixada”, diz Marcelo, que até o mês passado respondia na prefeitura como secretário de Assuntos Institucionais de São João de Meriti.
Em Belford Roxo, o prefeito Alcides Rolim (PT) está lançando a mulher, Eliane Rolim (PT), para uma vaga no Congresso. “A decisão de lançá-la não foi só minha. Foi do grupo que represento. Todos chegaram a esse consenso”, explica ele. O mesmo fez o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), que também está lançando a mulher, Rosângela Zeidan (PT), mas para uma vaga na Assembleia Legislativa. “Maricá precisa ter um representante no estado. Precisamos lutar pela cidade”, afirma.
Zito elegeu irmão, filha e mulher
Lançar parentes na vida pública é uma prática comum na Baixada Fluminense. O exemplo mais recente é o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito (PSDB), que já chegou a lançar o irmão, Waldir Zito, para prefeito em Belford Roxo; Narriman Zito, à época sua mulher, para prefeita em Magé; e a filha, Andreia Zito (PSDB), para deputada estadual. O fenômeno da transferência de votos fez de Zito o ‘rei de votos’ na Baixada. Mas o reinado chegou ao fim com mandatos não tão bem sucedidos tanto do irmão, em Belford Roxo, quanto da ex-mulher, em Magé. Eles não conseguiram se reeleger prefeitos.Desde a sua reeleição de prefeito de Caxias no ano passado, Zito tem afirmado que só fará campanha para ele e para a filha, Andreia Zito. Ela está no segundo mandato como política. Se elegeu deputada estadual e atualmente está na Câmara dos Deputados.
Sociólogo analisa que intenção é se perpetuar no poder
O sociólogo Orlando Júnior, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ, vê a prática de lançar parentes na política uma tentativa de perpetuação no poder. “É uma prática antiga do coronelismo, que continua presente na região. Isso é muito ruim. É exemplo de padrão patriarcal de poder, em que o
cidadão não tem o seu direito respeitado”, explica ele.Para o publicitário Chico Abreia, que atua na área de marketing político, a tarefa de transferir votos para parentes não é tão simples como se imagina. “Depende muito do político. O povo hoje sabe muito bem distinguir entre aquele em quem ele confia”, explica. “Quem tem personalidade forte, já sai na frente”, afirma.
NOTA : QUANDO HÁ DOIS DIAS OUVIMOS A DESFAÇATEZ DO PRESIDENTE LULA, DIZER QUE OS PARTIDOS É QUE TÊM CULPA DE MUITA COISA QUE ACONTECE NA POLÍTICA E NO BRASIL, POR NÃO LEGISLAREM NO SENTIDO - SEGUNDO ELE - DE SE SUBSTITUIR AOS TRIBUNAIS NA ARBITRAGEM DESTAS MARACUTAIAS POLÍTICAS NO BRASIL, DÁ A SENSAÇÃO, PARA QUEM NÃO ACOMPANHA A VIDA BRASILEIRA, QUE O PRESIDENTE LULA, NÃO É O TIMONEIRO DESTE PAÍS HÁ OITO ANOS, E O PRIMEIRO RESPONSÁVEL PELA NÃO APRESENTAÇÃO DE UM PROJECTO DE REFORMA POLÍTICA ! . . .
ENQUANTO A OCUPAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS NO BRASIL, FOR ENTENDIDA COMO PROFISSÃO, NEGÓCIO OU MODO DE VIDA, E NÃO COMO UMA MISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO, POR TEMPO DETERMINADO E NUNCA ETERNO, A TENDÊNCIA, É SEMPRE TORNAR EXTENSÍVEL O NEGÓCIO ( É DISSO MESMO QUE SE TRATA ! ) AO CLÃ FAMILIAR, JÁ QUE AS RISONHAS PERSPECTIVAS DA RENTÁVEL ACTIVIDADE, PARA LÁ DA IMPUNIDADE E DO FÁCIL ACESSO AO DINHEIRO PÚBLICO ( QUE DESAPARECE COM ENORME FACILIDADE, SEM QUE NINGUÉM SE PREOCUPE . . . ), TORNA A ACTIVIDADE, FRANCAMENTE APETECÍVEL, E COM EXEMPLOS VIVOS DE FRANCA PROSPERIDADE !
ISTO, PARA JÁ NÃO FALAR DAS COSTUMADAS " PARCERIAS " ENTRE ORGÃOS DO PODER PÚBLICO, SE QUEM OS DIRIGIR, PERTENCER À MESMA FAMÍLIA . . .
O CORONELISMO NÃO MORREU, E SE ISTO SE PASSA NUM ESTADO COMO O DO RIO DE JANEIRO, PODEREMOS IMAGINAR O QUE SE PASSARÁ POR ESSES INTERIORES, ONDE O ACESSO À INFORMAÇÃO, CULTURA E ESCOLARIDADE, SÃO CERCEADOS PROPOSITADAMENTE, PARA QUE O " CORONÉ ", QUE AINDA TEM UM OLHO, SEJA O REI EM TERRA DE CEGOS ! . . .
LAMENTÁVELMENTE, LULA NÃO ALTEROU NADA, E PIOR, NÃO TEM VONTADE NEM INTENÇÃO DE O FAZER. NEM ELE NEM O PT ! É QUE NESTES ASSUNTOS DE ARREGIMENTAÇÃO E CONTROLE DE VOTOS, HÁ SITUAÇÕES QUE SEMPRE SE CRITICARAM, MAS QUE PARA ELEGER " COMPANHÉROS ", DÃO SEMPRE MUITO JEITO ! . . .
A NÃO MODERNIZAÇÃO DA VIDA POLÍTICA BRASILEIRA, ATRAVÉS DE UMA REFORMA POLÍTICA QUE IMPEÇA, ENTRE OUTROS ABSURDOS, ESTE ESTADO DE COISAS, FARÁ COM QUE O BRASIL CONTINUE A TER OS DIRIGENTES QUE TEM, RICOS E PRÓSPEROS À CUSTA DO DINHEIRO PÚBLICO, E UMA BOA PARTE DO POVO A VIVER EM CIMA DE LIXÕES E SUJEITOS A TUDO AQUILO A QUE VAMOS ASSISTINDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário