quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CANDIDATOS DO BRASIL . . . PALAVRAS PARA QUÊ ? . . .

ÉPOCA

22-08-2010
O início do horário eleitoral traz candidatos como Tiririca, que usa o lema "pior que está não fica"
Victor Ferreira com Nelito Fernandes

– Alô, Tiririca? Aqui é o Victor. – Oi, aqui é o Léo. – Léo? – Victor e Léo (uma dupla sertaneja). Hahaha. É o Tiririca, pô.
É com esse tipo de humor que Francisco Everardo Oliveira Silva, o cantor cearense Tiririca, trabalha por uma vaga de deputado federal por São Paulo. Na semana passada, na estreia do horário eleitoral na TV, ele chamou a atenção pelo tom debochado.
“Você sabe o que faz um deputado federal? Eu não sei, mas vote em mim que eu te conto”, diz. Outro de seus bordões é “Vote no Tiririca, pior que tá não fica”. Com eles, o candidato do Partido da República (PR) ficou falado e recebeu 500 mil visitas no YouTube. Tiririca tornou-se conhecido nos anos 1990 com o disco Florentina, que vendeu 1,5 milhão de cópias. Também atuou em programas humorísticos e respondeu processo por racismo por causa de uma música que falava “essa negra fede” e “bicha fedorenta”. Absolvido, quer ir ao Congresso. Embora não defenda nenhuma proposta. “De cabeça, assim, é complicado pra mim falar (sic).” Num vídeo, diz que vai ser deputado para ajudar os mais necessitados, “inclusive a minha família”. Se pudesse, empregaria parentes? “Com certeza. Primeiramente a minha família”, afirma. Tiririca declarou patrimônio zero, mas sua estimativa de gasto na campanha é de R$ 3,5 milhões.
Em 1958, um rinoceronte do zoológico de São Paulo chamado Cacareco recebeu 100 mil votos para vereador. De lá para cá, ele vem dando nome a uma categoria de candidatos na política brasileira. Além de Tiririca, há outros Cacarecos nesta eleição. São famosos ou anônimos dispostos a qualquer coisa para se destacar na multidão. Muitos deles apelam para o humor e para o comportamento jocoso – embora os verdadeiros humoristas, por decisão da Justiça Eleitoral, estejam proibidos de fazer piadas com os candidatos. O cientista político Fábio Wanderley Reis diz que, “até certo ponto”, é natural que partidos convoquem personagens desse naipe para a disputa. Eles atraem votos para a legenda e garantem ao partido uma bancada maior na Câmara. “É um jeito espúrio de obter quadros”, afirma.
NOTA : ISTO É BRASIL ! . . .
JÁ AGORA, DEIXEM-ME DIZER UMA COISA. NA VERDADE, NÃO SEI SE NÃO SERÁ MELHOR VOTAR EM " TIRIRICA ", DO QUE EM ALGUNS CANDIDATOS QUE POR AÍ VÃO APARECENDO ! . . .
QUANDO SE OLHA PARA O UNIVERSO DE CANDIDATOS DE S.PAULO, E SE CONSEGUE VISLUMBRAR NOMES COMO OS DE MAGUILA, MARCELINHO CARIOCA, RONALDO ESPER, ASSIM COMO NO RIO, BEBETO, ROMÁRIO E EURICO MIRANDA, PODEMOS ASSEGURAR COM TODA A CERTEZA, QUA A POLÍTICA BRASILEIRA, E SOBRETUDO A POLÍTICA " À BRASILEIRA ", ESTÁ PARA LAVAR E DURAR !...
ACREDITEM SINCERAMENTE NO CANDIDATO " TIRIRICA ", PIOR DO QUE ESTÁ, NÃO FICA... COMO SE FOSSE POSSÍVEL FICAR PIOR . . .
INFELIZMENTE ! . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário