sábado, 16 de outubro de 2010

MAIS UM ESCÂNDALO... MENOS UM MINISTRO . . . E ISTO, SÃO AS PESSOAS DE CONFIANÇA . . .

ÉPOCA
16-10-2010
COM BENÇÃO DE CARDEAL
O banco alemão KFW envolve Valter Cardeal, homem de confiança de Dilma Rousseff, na história de uma fraude de € 157 milhões
O engenheiro gaúcho Valter Luiz Cardeal de Souza é o diretor de Planejamento e Engenharia da estatal Eletrobras, maior empresa de energia elétrica no país. Pragmático e influente, tem fama de possuir mais poder do que o cargo sugere. Empresários do setor, executivos de grandes empresas e a elite da burocracia tratam Cardeal como o “homem da Dilma”, referência às estreitas ligações políticas, profissionais e pessoais entre ele e a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Cardeal entrou para o setor público em 1971, quando se tornou funcionário da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE). Cardeal e Dilma se aproximaram durante o governo de Alceu Collares (1991-1995), quando ela era secretária de Energia do Rio Grande do Sul e ele diretor da CEEE. Desde então, ele se tornou homem de confiança de Dilma no setor elétrico. Os dois pertenceram ao PDT e, em 2001, ele a acompanhou na mudança para o PT. Dois anos depois, Cardeal chegou à Eletrobras por indicação de Dilma, ministra de Minas e Energia no início do governo Lula. Em 2007, ele ocupou interinamente a presidência da estatal, uma tentativa frustrada de Dilma para manter o controle sobre a empresa, que acabou nas mãos do PMDB. Com 59 anos, alto e falante, Cardeal costuma ser poupado nos rompantes de mau humor de Dilma nas reuniões com subalternos.
Em 2007, Cardeal foi denunciado pelo Ministério Público Federal por gestão fraudulenta e desvio de recursos com base nas descobertas da Operação Navalha, da Polícia Federal, que investigou irregularidades em obras públicas. Sob a proteção de Dilma, manteve-se apesar disso firme no governo federal. Foi presidente do Conselho de Administração de Furnas e da Eletronorte, outras duas estatais federais. Como diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras, é responsável por projetos bilionários do sistema Eletrobras, como o programa de incentivo ao uso de energias alternativas, conhecido como Proinfa. Cardeal ainda acumula o cargo de presidente do Conselho de Administração da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), uma subsidiária da Eletrobras. Por causa desse segundo emprego, o nome de Cardeal aparece em um dos maiores escândalos da área de energia no governo Lula.
...///
As duas empresas financiadas pelo banco alemão – Winimport e Hamburgo – eram representadas nas negociações com a CGTEE por Alan Barbosa, técnico do setor elétrico que participou de lutas sindicais e militou no Campo Majoritário, antigo nome da corrente do PT liderada pelo ex-ministro José Dirceu. Barbosa é diretor-presidente da Hamburgo, empresa criada exclusivamente para assinar os contratos e receber o financiamento no valor de € 109,9 milhões.
Ao envolver Cardeal num escândalo internacional, o KFW atinge um dos nomes considerados certos num eventual governo Dilma. Essa poderá ser considerada a segunda grande baixa do time de confiança de Dilma. A outra foi a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, abatida por um escândalo de tráfico de influência e nepotismo no Palácio do Planalto.
NOTA : ESTA " ESTÓRIA ", ÍNFELIZMENTE É IGUAL A TANTAS OUTRAS, A QUE ESTES ULTIMOS ANOS O PT NOS TEM HABITUADO.
A IMPUNIDADE, TAMBÉM É IGUAL !
O QUE VALE, É QUE AS ELEIÇÕES SÃO JA DAQUI A QUINZE DIAS. . . A ESTE RITMO DE ESCÂNDALOS, O PT ARRISCA-SE A NÃO TER MINISTROS PARA INDIGITAR, POR ESTAREM TODOS ELES ENVOLVIDOS EM ASSUNTOS MENOS CLAROS ( ISTO É SER BONZINHO... ), ENVOLVENDO SEMPRE DINHEIRO PÚBLICO, E AOS MILHÕES ! . . .
NÃO SERÁ NECESSÁRIO DIZER, QUE AGORA, HÁ MAIS UMA, A NÃO SABER DE NADA, E A TER SIDO TRAÍDA ! . . . ONDE É QUE EU JÁ OUVI ISTO ? . . .
O QUE MAIS SE ESTRANHA NO BRASIL, É QUE GENTE DESTA NATUREZA, QUE AINDA EM 2007 HAVIA SIDO DENUNCIADO POR DESVIO DE VERBA PÚBLICA, AINDA CONSEGUE SER NOMEADO PARA . . . GESTOR PÚBLICO, COM PLENA CONFIANÇA DA CANDIDATA A PRESIDENTE ! . . .
LAMENTAVELMENTE, É O QUE TEMOS . . .
A FRAUDE SÓ SE DESCOBRE, PORQUE O BANCO ALEMÃO, TEVE DE PRESTAR CONTAS, E TEVE QUE DAR NOME AOS BOIS . . . MAS, ONDE É QUE PÁRA O DINHEIRO ? . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário