MARTA SUPLICY E A LÍNGUA PORTUGUESA

G1 GLOBO
08/02/2011
Sarney se refere a Dilma como 'presidente' e é advertido por Marta. Senadora pediu a presidente do Senado que use a expressão 'presidenta'. ‘Sempre estou usando a fórmula francesa: madame le président’, disse ele.
Sarney se refere a Dilma como 'presidente' e é advertido por Marta. Senadora pediu a presidente do Senado que use a expressão 'presidenta'. ‘Sempre estou usando a fórmula francesa: madame le président’, disse ele.
A vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), provocou constrangimento nos colegas, durante a sessão desta terça-feira (8), ao corrigir o presidente José Sarney (PMDB-AP), que utilizou o termo "presidente" para se referir a Dilma Rousseff.
Sarney fazia uso do microfone e, depois de repetir “presidente Dilma" seguidas vezes, ouviu Marta assumir o microfone do plenário. "Pela ordem, senhor presidente. ‘Presidenta da República’", advertiu Marta.
Prestes a completar 81 anos o presidente do Senado e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) respondeu à senadora.
"Muito obrigado a Vossa Excelência, mas sempre estou usando a fórmula francesa: ‘madame le président’. Todas as duas são corretas, senadora, gramaticalmente", argumentou Sarney.
Alguns senadores que acompanhavam o debate no plenário chegaram a esboçar sorrisos diante da resposta de Sarney. Marta não rebateu Sarney.
Por determinação de Dilma, a expressão "presidenta" foi adotada em documentos oficiais e nas manifestações de integrantes do governo.
NOTA : DO SENADOR “ SUPLÍCIO “ JÁ TINHAMOS DADO CONTA ESTA LEGISLATURA, MAS DA MARTINHA, AINDA NÃO . . .
EIS SENÃO QUANDO . . . ELA APARECE ! . . . QUASE SEMPRE, NÃO PELOS MELHORES MOTIVOS, MAS ESTAS COISAS NA FAMÍLIA SUPLICY, SÃO MESMO ASSIM . . .
JÁ NÃO AGUENTO MAIS !
UMA EXPLICAÇÃO PARA A SENHORA SENADORA MARTA SUPLICY :
A PALAVRA PRESIDENTE, É UM SUBSTANTIVO COMUM DE DOIS !
OU SEJA, É UM SUBSTANTIVO COMUM A DOIS GÉNEROS, SEJAM ELES, FEMININO OU MASCULINO !
PORQUE A SENADORA MARTA SUPLICY NÃO SABE (!), UM SUBSTANTIVO COMUM DE DOIS GÉNEROS (FREQUENTEMENTE CHAMADO SIMPLESMENTE COMUM DE DOIS) É UM SUBSTANTIVO QUE TEM DOIS VALORES DE GÉNERO POSSÍVEIS, SENDO QUE A ESCOLHA DE UM VALOR NÃO TEM CONSEQUÊNCIAS MORFOLÓGICAS (A PALAVRA MANTÉM-SE INALTERADA INDEPENDENTEMENTE DO GÉNERO) MAS TEM CONSEQUÊNCIAS SINTÁCTICAS, POIS ESTE SUBSTANTIVO TEM A CAPACIDADE DE DESENCADEAR ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS NAS PALAVRAS QUE COM ELE CONCORDAM.
É CLARO QUE, A LÍNGUA PORTUGUESA, E SOBRETUDO A GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, NÃO TÊM A MÍNIMA CULPA, QUE NO BRASIL, UM PRESIDENTE POUCO CULTO ( E ESTOU A SER BONZINHO . . . ), TENHA COMEÇADO NA CAMPANHA ELEITORAL A BRADAR, QUE DILMA SERIA A FUTURA “ PRESIDENTA “ DO BRASIL !
COMO A TENDÊNCIA PARA A ASNEIRA NESTAS COISAS, E PRINCIPALMENTE POR AQUI, É GRANDE, PARA ALÉM DA INCONTIDA APETÊNCIA DE SE “ INVENTAREM “ VOCÁBULOS PARA A JÁ TÃO RICA LÍNGUA PORTUGUESA, A IDEIA, ( PÉSSIMA DIGA-SE DE PASSAGEM ) PEGOU. E PEGOU DE TAL MANEIRA, QUE LEVOU INCLUSIVÉ, A SENADORA MARTA SULICY A COMETER A “ GAFFE “ ( ME PERDOE O FRANCESISMO ), E A ENORME DESELEGÂNCIA, DE CORRIGIR O PRESIDENTE DO SENADO, QUE PARA SE REFERIR A DILMA ROUSSEF, UTILIZOU A EXPRESSÃO CORRECTA, NA LÍNGUA QUE ELA DEVERIA DOMINAR.
QUANDO A CULTURA, E O CUIDADO DO TRATAMENTO QUE SE DÁ À LÍNGUA PORTUGUESA, NO BRASIL, É DEMONSTRADO DESTA MANEIRA NO SENADO DA REPÚBLICA, JÁ POUCO SE PODE ESPERAR DO RESTO . . .
POR MUITO QUE LHE CUSTE, E POR ALGUNS RECEIOS QUE EVENTUALMENTE TENHA DE QUE SE CONFUNDA O GÉNERO DE DILMA, E O CARGO QUE DESEMPENHA, SENHORA SENADORA, PRESIDENTA, NA LÍNGUA PORTUGUESA, NÃO EXISTE !
DILMA ROUSSEF, É SIM, A PRESIDENTE DO BRASIL !
A NÃO SER, QUE A SENHORA SENADORA, TENHA UM DIA EXPLICADO AOS SEUS FILHOS, QUE O MACHO DA COBRA É O “ COBRO “, ASSIM COMO A FÊMEA DO TIGRE, É A . . . TIGRA ! . . .
DO MESMO MODO QUE A SENHORA COMO SEXÓLOGA, NÃO DEVE RECOMENDAR A VISITA A UM PSIQUIATRO, PELO SIMPLES FACTO DE O MÉDICO SER HOMEM ! . . .
OU A SENHORA VAI A CONSULTAS DE ROTINA A UM GINECOLOGISTO, SÓ PORQUE ELE É HOMEM ?
A SENHORA ACHA QUE QUALQUER PROFISSIONAL SE PODE SENTIR DISCRIMINADO, SE NÃO FOR CHAMADO DE ELECTRICISTO, PORQUE É MUITO MACHO ?
OS SEUS FILHOS QUANDO PEQUENOS, ERAM CONSULTADOS POR UM PEDIATRO, OU UMA PEDIATRA ?
A SENHORA DIRIGE O SEU CARRO EM BRASÍLIA, OU TEM UM MOTORISTO ?
QUEM TEM A CULPA DISTO TUDO, É O LULA !
NÃO SABE O QUE É UMA GRAMÁTICA ( E ACONSELHO-A A NÃO PERDER TEMPO A EXPLICAR-LHE O QUE É . . . ), E TRATOU DE CHAMAR A DILMA DE PRESIDENTA ! . . .
QUE O POVO INCULTO E ILETRADO APARE ESTES GOLPES NA LÍNGUA PORTUGUESA, ADMITE-SE, EMBORA SE LHES DEVA EXPLICAR QUE O TERMO NÃO ESTÁ CORRECTO.
MAS DE GENTE, COMO A SENHORA SENADORA, DE QUEM SINCERAMENTE SE ESPERAVA MAIS, ( E ATÉ DA PRÓPRIA PRESIDENTE . . . ) PERSISTIR NESSE ERRO GROSSEIRO DO EX-PRESIDENTE LULA, É IMPERDOÁVEL, E QUASE QUE ME ATREVERIA A DIZER, QUE ISTO É MAIS UM CASO DE ILITERACIA CLARA DO LULA, A QUE OUTROS ANALFABETOS DA LÍNGUA PORTUGUESA ALEGRAMENTE SE JUNTARAM !
RESUMINDO : DILMA ROUSSEF É PRESIDENTE DO BRASIL !
NA LÍNGUA PORTUGUESA “ PRESIDENTA “, NÃO EXISTE !
O " COMPLACENTE " ( E, ESTOU A SER MAGÂNIMO... )PRESIDENTE DO SENADO, AINDA SE DESCULPOU POR ESTAR A USAR A EXPRESSÃO FRANCESA, COMO SE PARA O EFEITO, NÃO HOUVESSE OU LHE FALTASSE NA LÍNGUA PORTUGUESA O VOCÁBULO APROPRIADO. . . ELE COITADO, É CAPAZ DE TAMBÉM NÃO SABER . . . ENFIM . . . É O QUE TEMOS . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário