domingo, 20 de março de 2011

AS " GAFFES " DO " CUNPANHÉRO " . . .

CORREIO DA MANHÃ ∕ LISBOA
20-03-2011
Brasil: Constrangimento marca primeiro dia da visita oficial. Lula deixa Obama a ‘falar sozinho’



Depois de se ter aliado a Hugo Chávez, da Venezuela, e a Mahmoud Ahmadinejad, do Irão, nas críticas aos EUA, o ex-presidente Lula da Silva deu ontem nova demonstração de anti-americanismo.
Sem cerimónias, recusou o convite para o almoço em homenagem ao presidente norte--americano, Barack Obama, que chegou ontem a Brasília em visita oficial e que passa o dia de hoje no Rio de Janeiro.
Sem se preocupar com o constrangimento da presidente Dilma Rousseff, Lula disse que ia passar o dia em casa com a família. Elogiado várias vezes por Obama em discursos pelo mundo, Lula, quando ainda era presidente, respondeu com críticas ao homólogo dos EUA e chegou a afirmar que Obama era uma decepção.
Mostrando que, apesar de ser a herdeira política de Lula, não pensa como ele, Dilma acolheu Obama de forma cordial. "A sua visita enche-me de alegria e desperta os melhores sentimentos do nosso povo", afirmou Dilma após reunião com Obama, acrescentando: "Vejo com optimismo o futuro comum. No passado, esse relacionamento foi encoberto por uma retórica vazia, que escondia o que estava realmente em jogo."
Em resposta, Obama realçou a importância das parcerias EUA-Brasil, que reconheceu como o grande líder da América do Sul, e acompanhou Dilma Rousseff no optimismo quanto ao futuro das relações bilaterais.


DILMA COM O ANTECESSOR NA DESLOCAÇÃO A PORTUGAL


A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, fará uma visita a Portugal nos próximos dias 29 e 30 deste mês. Dilma acompanhará o anterior chefe de Estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que receberá o título de doutor ‘honoris causa’ pela Universidade de Coimbra. Estas informações, já confirmadas por assessores da presidência brasileira, referem ainda que na agenda da visita está previsto que Dilma se encontre com o homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro José Sócrates. Embora não esteja confirmada, há ainda a possibilidade de a nova presidente brasileira efectuar seguidamente uma deslocação à Grécia. Caso se confirme esta visita, a chefe de Estado deverá então avistar-se com o homólogo grego, Karolos Papoulias, e também com o primeiro-ministro daquele país, Georgius Papandreou, em Atenas.




NOTA : É DESTA MANEIRA, QUE AS " GAFFES " DO LULA SÃO VISTAS NO EXTERIOR, SEM ESQUECER AS AMIZADES EXPÚREAS E LIGAÇÕES PERIGOSAS, QUE NA ÂNSIA DE LHE SER ATRIBUÍDO QUALQUER LUGAR NUMA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL, FOI CRIANDO E ALIMENTANDO . . .


ENQUANTO SITUAÇÕES DESTAS ACONTECEREM, O LUGAR FIXO NO CONSELHO DE SEGURANÇA NÃO PASSARÁ DE UM ANSEIO, OU MELHOR, DE UMA MIRAGEM.


POR UMA QUESTÃO DE CORTESIA E DE EDUCAÇÃO, OS ESTADISTAS DE PESO DIRÃO SEMPRE QUE SIM, QUE IRÃO APOIAR O BRASIL NO CONSELHO DE SEGURANÇA, MAS NA ALTURA PRÓPRIA DA DECISÃO, NÃO DEIXARÃO DE LEMBRAR AS ALIANÇAS DIFICEIS DE EXPLICAR, E AS TOMADAS DE POSIÇÃO DA DIPLOMACIA BRASILEIRA, QUE MUITAS VEZES, NEM O ITAMARATY CONSEGUE EXPLICAR CONVINCENTEMENTE.


NÃO HÁ POIS QUE ADMIRAR, QUE NEM O BRASIL ENTRE PARA O CONSELHO DE SEGURANÇA, NEM MUITO MENOS O LULA, CHAMADO A DESEMPENHAR QUALQUER PAPEL NA SENDA INTERNACIONAL . . .


AINDA NA SEXTA FEIRA, A EMBAIXADORA BRASILEIRA NA ONU SE ABSTEVE DE VOTAR AS ACÇÕES CONTRA A LÍBIA . . .


NINGUÉM SE ESQUECE DESTAS COISAS . . .



Nenhum comentário:

Postar um comentário