quinta-feira, 24 de março de 2011

MUITO BEM, PRESIDENTE ! É ASSIM QUE SE CHEGA LÁ ! . . . AO CONSELHO DE SEGURANÇA !

G1 GLOBO
24/03/2011
Brasil vota a favor de envio de relator sobre direitos humanos ao Irã Resolução teve apoio de 22 membros; 7 votaram contra e 14 se abstiveram. Desde 2005 país não deixa entrar nenhum dos relatores temáticos da ONU.


O Brasil votou a favor de uma resolução que cria um mandato de relator especial para a situação dos direitos humanos no Irã, nesta quinta-feira (24), no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.
Desde 2002, o Irã não autoriza a renovação do último mandato do relator especial sobre o país e, desde 2005, não deixa entrar no país nenhum dos relatores temáticos da ONU.
Vinte e dois membros do Conselho votaram a favor da resolução apresentada pela Suécia, sete votaram contra e 14 se abstiveram.
A resolução que determina a nomeação de um relator especial para o Irã também teve o apoio dos Estados Unidos e países como Zâmbia, Panamá e Colômbia.
Entre os sete países que votaram contra figuram a China, Cuba, Paquistão e Rússia.
MudançaO voto brasileiro indica uma mudança em relação a votações anteriores sobre o país persa. Em novembro do ano passado, a ONU votou resolução contra o Irã após sentença de morte por apedrejamento de iraniana condenada por adultério. O governo brasileiro se absteve porque considerou que a Assembleia Geral não era o espaço adequado para discutir o tema, mas sim o Conselho de Direitos Humanos da ONU.
A
decisão foi criticada pela então presidente eleita Dilma Rousseff em entrevista ao jornal "Washington Post".
Brasil e Turquia também foram os únicos países a votar contra uma resolução do Conselho de Segurança que previa sanções ao Irã para tentar conter seu seu programa nuclear.
Meses antes, os dois países haviam sido mediadores de um acordo que previa enviar urânio iraniano para enriquecimento em território turco. O acordo foi rechaçado pelas potências.
Em agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto apoiando a aplicação pelo Brasil das sanções contra o Irã aprovadas pelo Conselho de Segurança. Na ocasião, o então ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que
Lula assinou o documento “contrariado” porque o governo nunca apoiou a adoção de medidas de retaliação ao programa de enriquecimento de urânio do país comandado por Mahmoud Ahmadinejad.



NOTA : PARECE QUE FINALMENTE APRENDERAM ! . . . AINDA BEM, MAIS VALE TARDE . . .




NÃO BASTA OBAMA DIZER QUE TEM O " MAIOR APREÇO " PARA VER O BRASIL NO CONSELHO DE SEGURANÇA. É PRECISO FAZER POR ISSO, E É ASSIM NESTAS ACÇÕES, QUE SE DEMONSTRA O PERFIL DO ESTADO QUE IRÁ OCUPAR TÃO IMPORTANTE LUGAR, BEM COMO AS SUAS OPÇÕES EM TERMOS DE POLÍTICA EXTERNA !




O QUE TERÁ PENSADO LULA DE TUDO ISTO ? . . .

FELIZMENTE, ESTAS COISAS PARACEM ESTAR A MUDAR PARA MELHOR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário