sexta-feira, 22 de abril de 2011

DA IDIOTICE INDIVIDUAL, À IGNORÂNCIA COLECTIVA

21/04/2011
Secretaria de Saúde investiga suposto erro no Hospital de Santa Maria. Mulher de 81 anos teria recebido na veia medicamento de aplicação retal. Ela está internada em estado grave; caso está sendo apurado, diz secretário.

Uma mulher de 81 anos está na UTI do Hospital de Santa Maria (HRSM), em estado grave, depois de ter recebido uma aplicação de substância glicerinada na veia. A aplicação correta da substância seria via retal. A Secretaria da Saúde do Distrito Federal investiga o caso.

O marido da paciente disse que ela deu entrada no hospital com problemas intestinais no dia 28 de março. Ele foi o primeiro a estranhar o procedimento por via intravenosa, feito no dia 8 de abril por um profissional de enfermagem recém-contratado. Uma sobrinha da paciente que é enfermeira aposentada interveio depois de ver que a mulher estava passando mal.

De acordo com o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, o caso está sendo apurado. “Já está sendo investigado pela nossa corregedoria. Todas as providências legais já foram tomadas, desde a instauração de um processo administrativo até a comunicação ao órgão de classe profissional da pessoa envolvida”, declarou.

Barbosa não descartou que a falta de treinamento de funcionários tenha sido a causa do problema. Segundo ele, 286 concursados serão chamados para assumir postos em diferentes funções no hospital. “Os que vão entrar só vão ser admitidos depois de passar pela capacitação, porque são pessoas jovens, no primeiro emprego, e nossa responsabilidade é treiná-los para atender melhor”, afirmou.

A administração do HRSM foi transferida nesta quinta ao governo do Distrito Federal por determinação da Justiça. O hospital era administrado desde 2009 pela Real Sociedade Espanhola por meio de um contrato sem licitação, alvo de contestação judicial.



NOTA : SE AO FIM DE ALGUNS ANOS DE ESTUDO E DE TRABALHO PRÁTICO EM HOSPITAIS COM DOENTES, UMA ESTAGIÁRIA DE ENFERMAGEM CONFUNDE UMA APLICAÇÃO RECTAL COM UMA APLICAÇÃO ENDOVENOSA, O MELHOR, É DIZER À MOÇA QUE SE DEDIQUE A OUTRA ACTIVIDADE QUALQUER, MAS, ENFERMAGEM, NÃO POR FAVOR ! ! ! . . .


COMO DARÁ ELA OS SUPOSITÓRIOS AOS PACIENTES ? COM ÁGUA, OU COM UM CHÁ QUENTINHO ?


CLARO QUE ESTAS COISAS ACONTECEM NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE, SEM QUE OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS POR ESTES E OUTROS DISLATES, SEM QUE A RESPONSABILIZAÇÃO DO ESTADO SE ABATA, COMO DEVERIA, SOBRE ELES . . .



Nenhum comentário:

Postar um comentário