quarta-feira, 20 de junho de 2012

O ESCÂNDALO DOS BANHEIROS PÚBLICOS, COM ... DINHEIRO PÚBLICO

G1  GLOBO
20/06/2012
Presidente do BNB renuncia ao cargo após denúncia, confirma advogado.  Procap diz que Jurandir participou de esquema de desvio de dinheiro. Segundo advogado, ex-presidente notificou Ministério sobre renúncia.


O advogado Hélio Leitão confirmou nesta quarta-feira (20) a renúncia do seu cliente, Jurandir Santiago, do cargo de presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A saída ocorreu após denúncia de Jurandir como participante de um esquema de desvio de verba de R$ 3,1 milhões na cidade de Ipu, no interior do Ceará. Segundo o advogado Hélio Leitão, a saída foi uma decisão particular "proteger a entidade [BNB] e a família". "Assim [fora do cargo], ele terá mais tempo para preparar a defesa", afirmou o advogado. Jurandir assumiu o cargo de presidente em 14 de junho de 2011. O BNB confirmou a saída de Jurandir por meio de nota na noite desta quarta-feira.

De acordo com a Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap), um contrato firmado entre a prefeitura de Ipu e a Secretaria das Cidades do Governo do Estado previa a construção de banheiros populares. Parte da verba foi liberada por Jurandir Santiago quando era secretário adjuntdo das Cidades.  ....∕∕∕...

O caso

Na semana passada, oito pessoas tiveram decretado o pedido de prisão pelo desvio de R$ 3,1 milhões em Ipu. Cinco pessoas foram presas e três seguem foragidas, inclusive o prefeito da cidade, Sávio Pontes. O advogado do caso, Flávio Jacinto, havia afirmado na terça-feira (19) que ele iria se apresentar nos próximos dias. Segundo o procurador, há "indícios substanciais" para incluir o nome de Jurandir entre os denunciados.

Ainda de acordo com a Procap, diversas associações e prefeituras de cidades do Ceará são suspeitas de desvio de verba que seria usada para construção de banheiros populares. O promotor de Justiça Luís Alcântara, diz que o dinheiro desviado era usado para financiamento de campanha de políticos, já que os presidentes de associações eram doadores.

Após o início das denúncias do chamado "escândalo dos banheiros", em junho do ano passado, o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará Teodorico Menezes também se afastou do cargo. Ele também é suspeito de receber verba desviada. Teodorico negou as acusações. Em maio o Superior Tribunal Federal determinou a quebra de sigilos bancário e fiscal de Teodorico.


NOTA  :  NEM  OS  BANHEIROS  ESCAPAM ! . . .


TANTO  DINHEIRO  PARA  BANHEIROS  PÚBLICOS,  IMAGINEM  O  LUXO  QUE  NÃO  SERIA  . .


COMO  SEMPRE,  NINGUÉM  FOI  PRESO . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário