sexta-feira, 14 de junho de 2013

A SAÚDE PÚBLICA QUE O LULA DEIXOU . . .



 
G1  GLOBO
14/06/2013
Mais de 20 bebés morrem em duas semanas na Santa Casa do Pará. Caso foi denunciado por um funcionário da UTI Neonatal. Secretaria de Estado de Saúde confirmou as mortes nesta sexta-feira, 14
Um funcionário da Santa Casa de Misericórdia do Pará, que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, denunciou ao Sindicato dos Médicos (Sindmepa) a morte de 25 bebês nos últimos 13 dias no hospital. A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) confirmou as mortes nesta sexta-feira (14), em entevista coletiva em Belém. O secretário de saúde, Hélio Franco, alegou que os óbitos ocorreram pelo nascimento prematuro dos bebês, que teriam peso abaixo de 1,2 Kg.

Para o presidente do Sindmepa, João Gouvea, as mortes, no entanto, podem ter sido causadas por infecções bacterianas, já que relatórios elaborados em abril pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa revelavam a ocorrência de contaminações no hospital. Ele diz ainda que a falta de estrutura médica e de equipamentos teria contribuído para a disseminação de infecções.

“Falar que os bebês são prematuros é uma justificativa furada. Isso é lamentável, já que o estado é responsável pela gestão da saúde. Por que esses óbitos estão ocorrendo? Porque não há regulação, a demanda de atendimento é maior que a capacidade, não há médicos suficientes, não há equipamentos para todos, e isso contribui para a infecção hospitalar”, disse.

Para o presidente do sindicato, a maternidade não deveria ter esse número elevado de óbitos, já que é referência no atendimento materno-infantil no estado. “A Santa Casa tem como missão cuidar de pacientes graves, de alto risco, bebês prematuros. É preciso que o atendimento seja descentralizado. O Ministério da Saúde estabelece uma série de requisitos e a Santa Casa atende a população fora dos padrões”, disse.

O Sindmepa protocolou nesta sexta em diversos órgãos documentos que denunciam a situação da falta de estrutura para o funcionamento adequado da Santa Casa de Misericórdia do Pará, o que para a entidade teria motivado a morte dos 25 bebês.

Os relatórios da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa e as atas das assembleias do Sindmepa foram encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério da Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além da Sociedade Médico-Cirúrgica.
 

 
NOTA  :  ENQUANTO,  QUEM  COMANDA  A  SAÚDE  PÚBLICA  NO  BRASIL,  E  EM  GERAL,  O  DESTINO  DOS  BRASILEIROS,  TIVER  À  SUA  DISPOSIÇÃO  AVIÕES  DO  GOVERNO,  PARA  QUE  DE  QUALQUER  PARTE  DO  PAÍS  OU  ESTRANGEIRO,  OS  PODER  LEVAR  PARA  SÃO  PAULO AO  SÍRIO  LIBANÊS  E  ALBERT  EINSTEIN PARA  TRATAR  DA  SAÚDE  DELES  E  DOS  FAMILIARES,  ESTES  CASOS, CONTINUARÃO  INFELIZMENTE  A  SUCEDER-SE.
 
 
OS  MEMBROS  DO  GOVERNO  ESTÃO  SALVAGUARDADOS.  A  CLASSE  ALTA  TEM  OS  SEUS  PLANOS  DE  SAÚDE,  QUE  VÃO  RESPONDENDO  -  NEM  SEMPRE  BEM  -  À  DEMANDA,  A  PREÇOS  DE  PRIMEIRO  MUNDO !
 
 
A  CLASSE  MÉDIA  QUE  NÃO  PODE  PAGAR  PLANOS  DE  SAÚDE,  E  A  CLASSE  BAIXA  QUE  NUNCA  OUVIU  FALAR  DISSO, TÊM  O  SERVIÇO  DE  SAÚDE  DIGNO  DE  UMA  QUALQUER  REPUBLICA  AFRICANA,  TIPO  SERRA  LEOA  OU  BURKINA  FASSO !
 
 
É  ESTA,  A  PESADA  HERANÇA  DE  LULA  !
 
 
QUANTOS  HOSPITAIS  DE  PODERIAM CONTRUIR, COM  A  VERBA  GASTA  NO  ESTADO  DE  BRASÍLIA,  QUE  VAI  SERVIR  PARA  A  ABERTURA  DA  COPA,  E  QUE  DEPOIS  VIRARÁ  UM  ELEFENTE  BANCO ?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário