quinta-feira, 31 de maio de 2007

PARECE ESTAR TUDO PREVISTO . . .

Os 30 dias de cerco policial ao principal reduto logístico e financeiro do Comando Vermelho no Rio de Janeiro - o Complexo do Alemão - já levam as autoridades da área de segurança a admitirem que um efeito colateral, ainda que controlado, está em curso: a possibilidade cada vez mais forte de ofensivas da quadrilha contra favelas de pequeno e médio porte hoje sob domínio de facções rivais.
- (O Comando Vermelho) é uma grande facção criminosa que está sofrendo a ação do Estado. Acho que essa quadrilha pode fazer mais ações no sentido de se reequipar. Temos informações concretas da nossa inteligência sobre isso - disse o secretário, durante lançamento da primeira Unidade de Pronto Atendimento, na Vila do João, no Complexo da Maré.
Beltrame descartou que as ações que estão sendo planejadas pelos traficantes envolvam ataques contra alvos militares. As favelas que estariam na mira dos traficantes do CV não foram reveladas pelo secretário, nem a região onde estão localizadas. Beltrame garantiu, entretanto, que o trabalho de inteligência que está sendo feito é capaz de neutralizar as ofensivas da quadrilha.
- Se a gente souber onde, como e por que, vamos atuar para impedir as ações - disse.
O principal motivo da movimentação do Comando Vermelho, segundo Beltrame, é a necessidade de a quadrilha garantir o reabastecimento de armas e munição, tendo em vista o gasto com armamento, tanto de balas de pistola e fuzil, quanto de granadas, durante os 30 dias de batalha quase ininterrupta com a polícia.
Um outro motivo, mais financeiro do que bélico, seria garantir o controle de mais bocas-de-fumo na cidade, principalmente por conta dos Jogos Pan-Americanos, em julho, e da grande presença de turistas no Rio, potenciais consumidores de droga.
Ao citar favelas pequenas como alvo do Comando Vermelho, o secretário excluiu automaticamente da lista Rocinha e Vidigal, ambas na Zona Sul e únicas sob domínio da quadrilha Amigos dos Amigos na região, segundo a polícia. Todas as outras favelas da Zona Sul são do Comando Vermelho. Possibilidades maiores de confronto, portanto, estão na Zona Norte.
NOTA : O QUE É QUE FALTA, PARA SE ADMITIR QUE O RIO DE JANEIRO VIVE UMA SITUAÇÃO QUE SE ENQUADRA NA PERFEIÇÃO, NAQUILO A QUE VULGARMENTE SE CHAMA : GUERRA CIVIL . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário