segunda-feira, 2 de julho de 2007

ISTO É UM EXÉRCITO ?

Violência repele
soldados de fora
" Jornal do Brasil "
Felipe Sáles e
Renato Grandelle

Anunciada no início do ano como atracção maior no combate à criminalidade, a Força Nacional de Segurança (FNS) mal chegou ao Estado e já começa a ir embora. O Jornal do Brasil ouviu os comandantes da Polícia Militar de 21 Estados brasileiros e constatou que, de cada 12 agentes da FNS que vieram ao Rio, um desistiu da missão. Ao todo, pelo menos 145 soldados já pediram dispensa da tropa federal.
A violência, a quantidade de tarefas e as condições precárias dos quartéis em que estão instalados são os motivos que levaram os soldados à desistência.
- Um de nossos soldados achou a missão de alto risco e reclamou da falta de amparo legal caso sofresse algum acidente - conta o coronel Rubens Goulart, da PM de Alagoas. - Disse não ter assinado documento algum garantindo seguro de vida.
As diferenças culturais também pesam na hora de decidir voltar para casa. Um soldado do Piauí, enquanto observa traficantes acenando para ele na Favela da Fazendinha, dentro do Complexo do Alemão, confessa:
- Já vi muitos agentes voltarem para casa porque a família fica impressionada com o que vê na TV. No meu bairro, em Teresina, ainda dormimos com a porta destrancada. Como é que o Rio ficou assim?
A pergunta já chegou aos ouvidos dos comandantes.
- Muitos soldados são do alto sertão e têm outros costumes, não conseguem se adaptar - admite o coronel paraibano José Gomes de Lima. Seu Estado enviou 93 homens ao Rio, mas 27 já voltaram.
Também não faltam Estados que, como recompensa ao efectivo liberado, esperam em breve receber a FNS. Mas, diante das mazelas cariocas, todos reconhecem ter problemas menores.
- Aqui conversamos com a comunidade e usamos pistolas. Aí, usam-se fuzis e o policiamento é feito por carros - consola-se Nilson Nobre Bueno, comandante da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
A promessa de trazer 6 mil agentes ao Estado até o início dos Jogos Pan-Americanos também dificilmente será cumprida - os Estados ouvidos pelo JB tinham, ao todo, 1.855 soldados no Rio. Atender aos constantes pedidos da Secretaria Nacional de Segurança (Senasp) por mais soldados é considerado, por muitos comandantes, missão quase impossível. O Ceará tem 334 policiais para servir à Força, mas só 73 devem ser liberados, para não comprometer a segurança local.
O subcomandante da PM de Roraima, Paulo Mouzart, também admite o problema:
- Os pedidos são muito superiores à nossa capacidade. A Senasp solicitou 145 homens esta semana. Vamos mandar apenas cinco.
A intenção da secretaria nacional era de que todos estivessem no Rio até o início de junho, para se adaptarem à geografia da cidade. As últimas levas, porém, só devem chegar cinco dias antes do Pan.
A carência de efetivo das unidades ouvidas pelo JB chega a 50% - parecida com a da PM do Rio. O índice, percebido a cada negativa dos Estados, faz a Senasp trabalhar com a hipótese de ter um efectivo menor. Cabe à FNS guardar a Vila do Pan, escoltar as 42 delegações desportivas, que contam com 5.662 atletas, vigiar as 15 estruturas da competição e manter 140 agentes nos acessos do Complexo do Alemão.
NOTA : OS SOLDADOS QUE SÃO POSTOS NO RIO DE JANEIRO PARA GARANTIR A SEGURANÇA, DEVIAM JULGAR QUE VINHAM VER AS MULATAS AO CALÇADÃO DE COPACABANA . . .
É CURIOSO QUE NUM CORPO ESPECIAL DO EXÉRCITO, OS MILITARES, INDIVIDUALMENTE, CASO NÃO GOSTEM DO TEATRO DAS OPERAÇÕES, SE POSSAM RETIRAR A SEU PEDIDO . . . ISTO É UM EXÉRCITO ? OU É UM GRUPO EXCURSIONISTA ?
SOLDADOS QUE SE QUEREM IR EMBORA, PORQUE A FAMÍLIA VÊ PELA TELEVISÃO A VIOLÊNCIA NO RIO ? ESTÃO A BRINCAR CONNOSCO ?
DA PARAÍBA VIERAM 93 HOMENS, MAS 27 JÁ FORAM EMBORA . . .
DOS 6 000 HOMENS PREVISTOS, SÓ SE ENCONTRAM NO RIO 1 885 ...
POR ESTE ANDAR, UM DIA SE FOR PRECISO DEFENDER A AMAZÓNIA DE UMA QUALQUER FORÇA INVASORA, O BRASIL NÃO DEVE TER HOMENS PARA ISTO. SE ELES NÃO QUEREM ESTAR NO RIO DE JANEIRO, IMAGINEM NA SELVA ! . . .
E O QUE DIZ O MINISTRO DA DEFESA À " FORÇA " NACIONAL ? E O LULA, O QUE ACHA DE TUDO ISTO ?
NOS MORROS, AO LEREM ESTA NOTICIA, ( ISTO VEM NO JORNAL DO BRASIL DE HOJE ) HÁ QUEM SE RIA BASTANTE DA SEGURANÇA DO PAN . . . E CONTINUE COM TRANQUILIDADE, TOCANDO A SUA VIDA, NA CERTEZA DE QUE ESTA FNS E A SEGURANÇA DO PAN, NÃO PASSA DE UM " BLUFF " !
O QUE É " ENGRAÇADO ", É QUE SÃO OS SOLDADOS A DECIDIR, SE VÃO OU SE FICAM, CONSOANTE AS ZONAS PARA ONDE SÃO MANDADOS, OU SE HÁ MUITA OU POUCA VIOLÊNCIA . . . SE NÃO HOUVESSE VIOLÊNCIA, NÃO ERA NECESSÁRIO A " FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA " ! BASTAVAM OS ESCUTEIROS ! . . . GOSTAVA DE OUVIR UM CORONEL OU UM GENERAL A COMENTAR ESTE ARTIGO DE HOJE DO JORNAL DO BRASIL !

Nenhum comentário:

Postar um comentário