sexta-feira, 27 de julho de 2007

O PAN, O RIO E OS AMERICANOS

Uma cidade muito além
das regras do manual
Camilo Coelho - EXTRA

Os atletas americanos que estão no Rio para competir no Pan devem ter se assustado ao chegar. Pelo manual distribuído aos integrantes da equipe, pelo Comitê Olímpico dos EUA, eles esperavam encontrar guerras nas favelas, seqüestros-relâmpagos nos caixas eletrônicos, doenças contagiosas em cubos de gelo ou na água doce e até "malandros" (chamados de "Good Samaritan") tentando se aproveitar da ingenuidade deles. As dicas de sobrevivência no Brasil estão no Delegation Handbook (livro de mão da delegação) - um manual obtido com exclusividade pelo EXTRA - que foi entregue a todos os atletas que estão competindo nos Jogos Pan-Americanos e aos que vão competir nos Jogos Parapan-Americanos.
No capítulo de segurança, um texto informa que locais pobres do Rio, conhecidos como "favelas", têm uma criminalidade sem controle, onde a polícia não está presente. Em outro parágrafo, o livro alerta os atletas sobre os seqüestros-relâmpagos ("quicknapping"), principalmente em caixas eletrônicos, e frisa que a violência na cidade não tem hora e nem local para acontecer ("crimes na rua podem acontecer de dia ou a noite, mesmo em áreas da cidade que não são perigosas").
Em nota, o Comitê Olímpico dos EUA disse que o livro foi feito para a delegação e não está disponível para outras pessoas. Eles afirmaram também que não discutiriam ou comentariam as informações do livro, a não ser após um pedido policial. O documento do comitê termina com um elogio, ao afirmar que os americanos estão tendo uma maravilhosa temporada no Rio, "uma cidade linda".
Felizmente para as autoridades brasileiras, o Pan está quase terminando e nenhum americano contraiu esquistossomose no Rio.
As informações contidas no livro podem justificar a atitude do gerente Kevin Neuendorf que, na chegada da delegação americana escreveu com caneta vermelha, em letras garrafais, a preconceituosa frase: "Welcome to the Congo!". O funcionário do comitê americano, que voltou para o país antes mesmo do início do Pan, também tinha na mesa um enorme spray higienizador de ambientes, que serve para afastar mosquitos.
Tanto cuidado, talvez, tenha acontecido após ele ler a parte do manual distribuído pelo comitê que trata de dicas de saúde. O texto diz que os atletas devem usar repelentes e andar de calça, camisas longas e bonés na rua. Eles também pedem que os esportistas nunca andem descalços, até mesmo nas praias, como prevenção contra fungos e parasitas.
Um outro tópico orienta os atletas americanos a evitar mergulhar em água doce para não ficarem expostos a doenças como a esquistossomose (possível apenas se o atleta mergulhar em locais com esgoto ou em rios de água muito suja) e a não ingerir bebidas com gelo na rua, provavelmente para evitar alguma contaminação.


NOTA : TUDO AQUILO QUE VEM NO " MANUAL " DISTRIBUÍDO AOS ATLETAS AMERICANOS, NÃO DEIXA DE TER, A SUA RAZÃO DE SER.

NÃO HÁ NO BRASIL ASSALTOS NOS CAIXAS ELECTRÓNICOS, E NAS SAÍDAS DE BANCO ? ( SÓ NÃO HÁ, DENTRO DA VILA . . . )

NÃO HÁ GUERRA NAS FAVELAS ? ( NÃO HÁ AGORA PORQUE ESTÃO OS ACESSOS CHEIOS DE HOMENS DA FORÇA NACIONAL ... DEIXEM ACABAR O PAN E A FORÇA NACIONAL SE RETIRAR, E VAMOS VER, SE NÃO RECOMEÇA TUDO OUTRA VEZ !)

UM SPRAY PARA AFASTAR MOSQUITOS, NA ZONA DA VILA DO PAN, NÃO É DA MAIOR UTILIDADE ? NÃO HÁ CASOS DE DENGUE NO RIO DE JANEIRO ?

QUANTO AOS CUIDADOS COM BANHOS, É BOM NÃO ESQUECER QUE, DOS MAIORES CARTÕES POSTAIS DO RIO, COPACABANA, ESTÁ POR VEZES INTERDITADA PARA BANHOS, POR CAUSA DE DESPEJOS DE ESGOTOS ?

O QUE O MANUAL NÃO PREVIA, ERA QUE POLICIAIS, FARDADOS E MOTORIZADOS EM CARROS DA POLICIA, EXTORQUÍSSEM TURISTAS, QUE POR AZAR, ERAM POLICIAS AMERICANOS . . .

NÃO SE ADMIREM, SE PARA A PRÓXIMA VEZ, O MANUAL CONTIVER UM ALERTA AOS TURISTAS, PARA TEREM CUIDADO COM . . . AS FORÇAS DA ORDEM !

VAMOS FALAR SÉRIO ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário