quarta-feira, 29 de agosto de 2007

QUE EXEGAERO ! NÃO SÃO 16 MIL HECTARES, SÃO . . . 12 ! . . .

A PROPÓSITO DAS
ESCLARECEDORAS
REPORTAGENS DO DIA
SOBRE A DROGA . . .
" Cônsul da Bolívia
protesta "
( IN O DIA - 29/08/2007 )

O cônsul da Bolívia no Brasil, René Maurício Dorfler, protestou contra a série de reportagens de O DIA. Em carta enviada ao jornal, o diplomata diz que as matérias “não correspondem, nem se acercam, à realidade que vive Bolívia hoje”, bem como “o governo expressou, reiteirou sua decisão de erradicar a cocaína e todas as drogas que afetam a juventude”. Garante que o “compromisso é com a política de revalorização da folha de coca, que por suas qualidades e usos históricos, tradicionais e ancestrais, em nenhum caso pode ser associada à cocaína diretamente.
René Dorfler também reitera que “se fala que em Bolívia se permitem 16 mil hectares de folha de coca, quando na realidade são 12 mil. Se menciona que meu país produzirá 120 toneladas de cocaína, quando as cifras oficiais dos organismos de luta contra o narcotráfico mostram um retrocesso na produção”.
Para o cônsul boliviano, “menciona-se cidades, pessoas, povos, condições sociais, econômicas, humanas sem contribuir nenhum elemento de juízo que mostre a verdadeira realidade dos milhares e milhares de bolivianos”. Relata a “desconformidade com este tipo de enfoque que não contribui a um adequado entendimento do esforço do país em sua luta contra o narcotráfico”.


NOTA : HÁ SITUAÇÕES NA VIDA, EM QUE SABER GERIR O SILÊNCIO, É DAS MELHORES COISAS QUE HÁ, PRINCIPALMENTE, QUANDO SE É DIPLOMATA, E DE UM PAÍS COMO A BOLÍVIA, COM A RESPONSABILIDADE QUE TEM NA PRODUÇÃO DE MATÉRIA PRIMA, ( E NÃO ESTAMOS A FALAR DE ÁGUA BENTA . . . ) PRINCIPAL FORNECEDORA DO NARCOTRÁFICO INTERNACIONAL.
AS REPORTAGENS FEITAS PELO JORNAL " O DIA ", PARA ALÉM DE UM TRABALHO INVESTIGATIVO DIGNO DE ELOGIAR, VERSAM UM TEMA, POR SI SÓ, DE INEGÁVEL REPERCUSSÃO, NA VIOLÊNCIA URBANA EM QUE HOJE VIVE O BRASIL E OUTROS ESTADOS.
A RIDÍCULA CORRECÇÃO QUE O SENHOR DIPLOMATA FAZ, DE 16 MIL HECTARES, PARA 12 MIL, FAZ RIR QUALQUER OBSERVADOR MENOS ATENTO, COMO SE, COM ESSA DIFERENÇA, DE APENAS 4 MIL HECTARES, FOSSE POSSÍVEL RETIRAR AO GOVERNO COLOMBIANO, A RESPONSABILIDADE QUE TEM, DE SER A BOLÍVIA, DIRECTA OU INDIRECTAMENTE, O MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DE FOLHA DE COCA !
TODOS SABEMOS, QUE AS LIGAÇÕES GOVERNO / COCALLEROS, SÃO PERIGOSAS, E QUE A " ECONOMIA " BOLIVIANA, MUITO TEM A AGRADECER AOS ARBUSTOS DE QUE ESTES CUIDAM.
MAS SENHOR CÔNSUL, ÁS VEZES O SILÊNCIO, É A MELHOR POSIÇÃO.
O PROTESTO, NESTE CASO, FOI A PIOR SAÍDA POSSÍVEL !

Nenhum comentário:

Postar um comentário