sábado, 29 de setembro de 2007

A POLÍTICA LATINO - AMERICANA DO SEU MELHOR . . .

JORNAL DO BRASIL
Vale tudo

na eleição da
Constituinte

Um padre católico revolucionário, um auto-proclamado combatente criminoso e dezenas de ex-misses são candidatos improváveis na lista de votação para o pleito de amanhã que escolherá os políticos encarregados de reescrever a Constituição do Equador.
O presidente esquerdista, Rafael Correa, quer que a Assembléia de 130 integrantes dissolva o Congresso e reduza os poderes dos tradicionais partidos políticos, que muitos equatorianos culpam pela instabilidade que tirou do poder três presidentes na última década.
Mas os eleitores estão confusos sobre o processo eleitoral e pela quantidade de opções que vão de evangelistas a marxistas, oferecendo tudo, de corte de preços até a introdução da pena de morte para nacionalizar a indústria de petróleo.
- Senti que este era um chamado de Deus - disse o padre Fernando Vega, que faz campanha para o partido de Correa em pequenos vilarejos montanhosos perto de Cuenca. - Estamos vivendo um processo revolucionário. Estou colhendo votos de bordéis a prisões.
Vega concorre com outros 3.221 candidatos a uma vaga na Assembléia, onde Correa espera ganhar as 66 cadeiras necessárias para seu partido aprovar as mudanças constitucionais. O ex-ministro da Economia pode formar alianças para garantir ampla maioria.
Pesquisas recentes mostram que Correa continua popular, mas que 38% dos eleitores estão indecisos. Analistas dizem que os eleitores podem levar mais de 10 minutos cada para preencher as cédulas.
- Tudo pode acontecer dada a crise que tira o crédito dos partidos populares - disse Felipe Burbano, analista político de Quito. - Os partidos estão tentando preencher o vácuo e pessoas de fora é tudo que eles precisam.
Além do padre Vega, o partido de Correa também candidata um diretor de filme local e uma ex-top model. O padre de cabelos compridos anda de sandália pelas ruas sujas, à medida que chama os eleitores a "finalmente tirar dos ricos".
Em contraste à retórica revolucionária de Vega, um candidato mascarado com colete à prova de balas e conhecido como "o Castigador" se tornou popular na província pobre de Manabi com promessas para acabar com o crime. O homem de negócios de 36 anos explica que cobre o rosto porque "é alérgico à corrupção".
A oposição enfraquecida e liderada pelo presidente deposto Lucio Gutierrez e o ex-rival presidencial de Correa, Alvaro Noboahas, prometeu proibir o presidente de usar a Assembléia para consolidar seus poderes.
Apostam no temor de que Correa vá destruir a economia do quinto produtor de petróleo da América Latina ao espantar os investidores estrangeiros. Wall Street está preocupada com seus planos de renegociar a dívida externa.
NOTA : PALAVRAS PARA QUÊ ? . . . É A POLÍTICA LATINO - AMERICANA !
PADRES, EVANGÉLICOS, CANDIDATOS TIPO ROBIN DOS BOSQUES ( QUE VÃO TIRAR AOS POBRES PARA DAR AOS RICOS ), TOP - MODEL, ETC ;
E A COISA PROMETE SER ACIRRADA, PELO TIPO DE ANGARIAÇÃO DE VOTOS QUE SE FAZ, CHEGANDO MESMO, ÀS PRISÕES E AOS BORDÉIS ! . . .
COMO É ÓBVIO, DESEJA-SE A MAIOR DAS SORTES AO POVO DO EQUADOR ! . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário