domingo, 28 de outubro de 2007

A AVIAÇÃO BRASILEIRA DE TERCEIRO MUNDO OU A INCOMPETÊNCIA GENERALIZADA

JORNAL DO BRASIL
Fim de ano

comprometido
Fernando Exman e

Karla Correia


Em vez de "prazo, dia e hora para acabar", como exigido há sete meses pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a crise aérea tem data prevista para voltar aos aeroportos. Especialistas e profissionais que convivem no dia-a-dia dos terminais aeroportuários prevêem para o próximo período de festas de fim de ano e férias escolares o retorno do caos instalado no setor aéreo desde outubro do ano passado.
Os atrasos em cascata do início da semana causados por mau tempo, aumento de passageiros por causa do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Interlagos (SP) e uma pane no sistema de comunicação entre pilotos e torre de controle no Aeroporto de Congonhas voltaram a expor a fragilidade da infra-estrutura aeroportuária e o desamparo dos usuários de transporte aéreo. Deixaram clara a iminência de um novo apagão aéreo.
- É consenso entre os controladores de vôo: do jeito que a coisa está, vai parar tudo quando chegarem as festas de fim de ano e as férias escolares - alerta o controlador de vôo do Aeroporto de Jacarepaguá (RJ), Jorge Nunes. - A redistribuição da malha foi pouco eficaz em evitar novos congestionamentos, e os aeroportos continuam sucateados. O novo ministro, até agora, só falou grosso. Não fez nada.
A categoria entretanto, não ameaça realizar novas greves para tentar convencer o governo de que o setor precisa de reparos. - Nem seria necessário. O próprio aumento no número de passageiros vai se encarregar de trazer toda a crise de volta - prevê Nunes.
Para a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, o governo ainda não começou a solucionar os "problemas essenciais para pacificar o setor". Um deles é a situação dos controladores de vôo. A categoria é dividida entre civis e militares. Estes, depois de paralisarem os aeroportos do país em março, foram enquadrados pelo governo. Os líderes do movimento foram presos ou afastados.
- O assunto está sob uma cortina de fumaça - observa Graziela, que chama atenção para a falta de investimentos em infra-estrutura e para a precariedade dos equipamentos usados pelos controladores do tráfego aéreo.
O fechamento do Aeroporto de Congonhas na última segunda-feira provocou atrasos em 425 vôos. Evidenciou o fracasso do governo na tentativa de acabar com o caos dos aeroportos, três meses depois de o ministro Nelson Jobim tomar posse da pasta da Defesa com carta branca do presidente Lula para colocar ordem no setor. Para o relator da CPI do Apagão Aéreo instalada no Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), o sistema está saturado devido ao aumento do número de passageiros e por causa da falta de investimentos em infra-estrutura e no sistema de controle de vôos. Pelas contas do senador, o setor deveria receber R$ 10 bilhões até 2010 para voltar à normalidade. O Executivo, no entanto, só pretende investir cerca de R$ 3 bilhões no período por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo prevê


desembolsar para a área R$ 572 milhões neste ano. Segundo a Associação Contas Abertas, só R$ 302,54 milhões tinham sido executados até o dia 18 de setembro.
- O crescimento da demanda não pode virar caos e estrangulamento - alerta o relator da CPI.
À perspectiva da repetição dos congestionamentos nos aeroportos no fim do ano, soma-se o medo de novos acidentes ocorrerem. -
Estamos rezando para não acontecer mais nenhuma desgraça - disse o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep), Cláudio Candiota. - Não fizeram nada para resolver o problema. A situação é a mesma que antes do acidente com o Boeing da Gol. Agora, há uma aparente calmaria. Quando os passageiros voltarem a voar, se dará o caos, como na segunda-feira.

NOTA : A INCOMPETÊNCIA GENERALIZADA DE PRESIDENTE, MINISTROS E OUTROS DEPARTAMENTOS, QUE GEREM (?) A AVIAÇÃO COMERCIAL NESTE PAÍS, ESTÁ BEM PATENTE NESTE ARTIGO, QUE ADIVINHA PARA A ÉPOCA DE NATAL, NOVO PANDEMÓNIO NOS AEROPORTOS BRASILEIROS.
A CRISE NUNCA FOI SUPERADA, OS ATRASOS CONTINUAM, E SÓ O MENOR FLUXO DE PASSAGEIROS DA ÉPOCA, TEM CAMUFLADO A INEFICÁCIA DAS MEDIDAS TOMADAS, OU MELHOR, PROMETIDAS.
AS COMPANHIAS AÉREAS CONTINUAM A FAZER O QUE QUEREM E BEM ENTENDEM, E NEM MESMO A CRIAÇÃO DE JUIZADOS NOS AEROPORTOS, AS TEM INTIMIDADO, NA OBSESSÃO CEGA DO LUCRO E DA RENTABILIDADE DOS MEIOS, ESQUECENDO OS PASSAGEIROS !
AS REDES DE COMUNICAÇÃO CONTINUAM PIORES DO QUE EM QUALQUER PAÍS SUB-DESENVOLVIDO DA ÁFRICA CENTRAL !
OS INVESTIMENTOS, OU NÃO SE FAZEM, OU EXECUTAM-SE NUMA PEQUENA PERCENTAGEM, PARA DAR A IDEIA DE QUE SE ESTÁ A FAZER ALGUMA COISA, QUANDO NA VERDADE, POUCO OU MESMO NADA SE CONCRETIZA !
O SENHOR MINISTRO, TAL COMO DIZ UM ENTREVISTADO, ATÉ AQUI, SÓ FALOU GROSSO . . . AS ACÇÕES ANUNCIADAS, ESSAS VÃO ESPERAR, NÃO SE SABE AINDA, POR MAIS QUANTO TEMPO !
ENTRETANTO, O PRESIDENTE ANDA SATISFEITO DA VIDA ! COMEMORA O ANIVERSÁRIO, PROMOVE O MUNDIAL DE FUTEBOL PARA O BRASIL EM 2014, TENTA VENDER BIO-COMBUSTIVEIS, E PARECE, OU COMO DE COSTUME, NÃO SABE MESMO NADA, DO QUE SE PASSA NO BRASIL REAL !
E AINDA HÁ, QUEM SE ATREVA A SUGERIR UM TERCEIRO MANDATO . . .

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