domingo, 28 de outubro de 2007

" INFLAÇÃO " DE SANTIDADE

BBC BRASIL - BRASIL
Vaticano canonizou

quase 500 santos
nas últimas três décadas
Valquíria ReyDe Roma


Ao santificar Frei Galvão nesta sexta-feira, a Igreja Católica não só reconhece o primeiro santo brasileiro como dá prosseguimento ao ritmo frenético de canonizações que levou o departamento do Vaticano responsável por estes processos a ser conhecido como "fábrica de santos".
Frei Galvão será o santo de número 493 dessa "fábrica", iniciada durante o papado de João Paulo 2º, que em seus 26 anos de pontificado reconheceu 483 santos.
Se depender do cardeal português José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o papa Bento 16 deve seguir o exemplo de seu antecessor. Com Frei Galvão, ele terá canonizado dez religiosos.
"O mundo de hoje tem tanta necessidade de santos como uma cidade que sofre com a peste precisa de médicos", afirmou Martins à BBC Brasil. "O santo é o homem que viveu a plenitude da sua humanidade."
Para se ter uma idéia do ritmo acelerado das canonizações de João Paulo 2º e Bento 16, basta saber que dos 800 santos da Igreja Católica, 493 foram canonizados nos últimos 29 anos.
Só João Paulo 2º canonizou em 26 anos mais do que todos os outros papas juntos nos últimos 400 anos.
O número de beatificações do atual papa e do seu sucessor também é impressionante: João Paulo 2º beatificou 1.345 religiosos, enquanto Bento 16, desde 2005, já beatificou outros 49.
O recorde estabelecido pelo pontificado de João Paulo 2º deu o apelido de "fábrica dos santos" à congregação, que decide quem deverá ser beatificado ou canonizado.
NOTA : A INFLAÇÃO ATINGE TAMBÉM A IGREJA !
QUANDO SE PRETENDE BEATIFICAR PIO XII, QUE COMPROVADAMENTE COLABOROU COM OS NAZIS, ACABANDO POR NÃO INTERCEDER A FAVOR DE MILHARES DE JUDEUS, QUE SE SABIA IREM MORRER NOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO . . .
QUANDO SE PRETENDE BEATIFICAR UMA SÉRIE DE ESPANHÓIS, APENAS PORQUE MORRERAM NUMA GUERRA CIVIL, LUTANDO PELAS TROPAS FRANQUISTAS, PORQUE DIZIAM COMBATER POR DEUS, E PELA ESPANHA . . .
QUANDO SE BEATIFICA JOÃO PAULO II, QUE DURANTE UMA VIAGEM A TIMOR E À INDONÉSIA, ANTES DA INDEPENDÊNCIA DAQUELE TERRITÓRIO, E NO AUGE DAS ATROCIDADE QUE ALI SE COMETERAM, FECHOU OS OLHOS E A BOCA, A TODA A ESPÉCIE DE ATENTADOS AOS DIREITOS HUMANOS QUE ALI SE VIVIA . . .
BEATIFICOU-SE RECENTEMENTE NO BRASIL, UMA MENINA, PORQUE MORREU AO RESISTIR ATÉ AO FIM, À VIOLAÇÃO DE QUE FOI VÍTIMA . . .
ISTO NÃO SERÃO SANTOS A MAIS ? . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário