quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

MAIS VALE TARDE . . . QUE NUNCA !

JORNAL DO BRASIL
Fidel sinaliza poder

aos mais jovens
Marc Lacey
THE NEW YORK
TIMES

Fidel Castro deu sinais na segunda-feira, em um pronunciamento lido na TV estatal, que pretende passar o governo de Cuba a uma geração de líderes mais jovens. Mas o texto não deixou claro se estava falando hipoteticamente ou se tem um plano de transição em mente.
- Basicamente, meu dever não é me agarrar ao cargo, muito menos impedir a ascensão de pessoas mais jovens. Meu dever é repassar as experiências e idéias cujo modesto valor vem da excepcional era na qual eu vivi - diz o pronunciamento atribuído ao líder revolucionário, hoje com 81 anos.
A doença de Fidel Castro, que assumiu uma espécie de liderança honorária, gerou inúmeros boatos nos 16 meses que se passaram desde que foi submetido a uma cirurgia e transferiu o poder temporariamente a seu irmão mais novo, Raúl, 76. Mas nenhum pronunciamento até agora abordou a questão do futuro do presidente de Cuba, um cargo que Fidel ocupa há quase cinco décadas.
A mais recente especulação em Havana é a possibilidade de o líder estar tentando voltar a mandar no país. Dizem que sua saúde está melhorando, e no dia 2 ele foi oficialmente declarado candidato à próxima Assembléia Nacional. A reunião será em março, quando será escolhido o Conselho de Estado, de 31 membros, que vão escolher o próximo presidente.
Como apenas membros da assembléia podem concorrer ao cargo mais alto na hierarquia do país, a indicação de Fidel como candidato é vista como a eliminação da hipótese de que ele estaria se aposentando e cedendo seu poder a Raúl. Seu irmão mais novo é o ministro da Defesa, e, segundo a constituição cubana, seu sucessor natural.
O futuro de Fidel Castro é considerado por especialistas um caso delicado, se for levada em conta a forma como governa o país. Ele é o único que pode decidir deixar a Presidência, e, apesar de sua doença, aqueles que estão abaixo dele na hierarquia, incluindo o irmão, têm tomado todo o cuidado para não parecer que o estão pressionando a ceder seus poderes.
Em seu último pronunciamento, lido no programa de debates Mesa-Redonda, que vai ao ar diariamente, Fidel não falou de nenhum futuro líder que considera estar apto a governar Cuba.


NOTA : O MAL DAS DITADURAS, É QUE SE SABE QUANDO COMEÇAM, E NÃO SE SABE QUANDO ACABAM ! . . .


O MAL DOS DITADORES, É NUNCA SABEREM RETIRAR-SE A TEMPO, A FIM DE FICAREM NA HISTÓRIA COM UMA IMAGEM BEM DIFERENTE !


A PRESSÃO EM CUBA DEVE SER GRANDE ! JÁ SE COMEÇAM A MOVIMENTAR AS MULHERES E AS MÃES DE PRISIONEIROS POLÍTICOS, E PARA FIDEL, CHEGAR A ESTA CONCLUSÃO, A SITUAÇÃO NÃO DEVE SER BRILHANTE . . .


FIDEL, FICARÁ NA HISTÓRIA COMO UM DOS MAIORES E MAIS VELHOS RESISTENTES DITADORES DO MUNDO MODERNO, E ESTA SUA DECISÃO, ( VAMOS VER PARA QUANDO . . . ), VEM "APENAS " COM TRINTA OU QUARENTA ANOS DE ATRASO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário