segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

" FAZ O QUE EU DIGO, NÃO FAÇAS O QUE EU FAÇO " . . .OU MAIS UMA PALHAÇADA DO CHAVEZ . . .

JORNAL DO BRASIL

14-01-2008
Chávez pede a Uribe
que dê "passo histórico"

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, pediu ontem ao seu colega colombiano, Álvaro Uribe, para "ser audaz e dar um passo histórico" em direção à paz na Colômbia, o que requer, inicialmente, o reconhecimento das Forças Armadas Revolucionárias da Coômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) como grupos de insurgentes com projetos políticos, dando estado de beligerância às guerrilhas patrocinadas pelas duas instituições.
- Se o senhor (Uribe) reconhecer às Farc o estado de beligerância, por exemplo, e elas aceitarem, a instituição teria de se inserir imediatamente nos protocolos de Genebra, o que forçaria o fim dos seqüestros e ações contra a população civil - disse Chávez, em seu programa de rádio e TV.
O presidente colombiano ponderou que não concorda com os seqüestros realizados pelas Farc, dizendo que o ato é "contrário à natureza humana, seja quem for que o faça". Chávez chegou a dizer que "gostaria de falar sobre isso diretamente com Marulanda", citando o apelido de Pedro Antonio Marin, líder das Farc.
O líder venezuelano insistiu em explicar que respeita a soberania da Colômbia e que sua proposta não tem intenção de interferir nos assuntos internos do país, mas ressaltou que "a guerra civil colombiana é um problema que ultrapassa as fronteiras do país e afeta diretamente a Venezuela".
- É preciso começar a falar sobre o assunto e tirar-lhe o véu. Presidente Uribe, pense nisso, como estadista que o senhor é - disse.
Na sexta-feira, quando Chávez falou pela primeira vez a respeito da mudança de visão colombiana em relação aos grupos, o governo da Colômbia rejeitou a solicitação, argumentando que eles utilizam "métodos de extermínio da humanidade".
As Farc são o principal grupo rebelde da Colômbia, com cerca de 17 mil combatentes, enquanto o ELN, tem algo em torno de 5 mil homens. Os dois são considerados organizações terroristas pelos Estados Unidos e pela União Européia. A recém-libertada congressista Consuelo González de Perdomo, elogiou a gestão de Chávez e disse que sua mediação é fundamental.
NOTA : NÃO DEIXA DE SER ESTRANHO, QUE UM CHEFE DE ESTADO, QUE ATÉ É MILITAR, SE ATREVA A SUGERIR A UM PRESIDENTE DE UM ESTADO VIZINHO, QUE CONSIDERE UMA FORÇA TERRORISTA, QUE SEQUESTRA CIDADÃOS DE VÁRIOS PAÍSES, E CUJA BASE DE SUSTENTO, É A PASTA DE COCA, QUE CULTIVA E VENDE, UM VERDADEIRO EXÉRCITO DE INSURGENTES ! . . .
TUDO ISTO PODERIA PARECER NORMAL, SE NÃO VIESSE DE UM ASPIRANTE A DITADOR, QUE TRATOU COMO TRATOU A SUA OPOSIÇÃO ! . . .
TUDO ISTO PODERIA PARECER NORMAL, SE NÃO FOSSE A SUA ÂNSIA EM SE TORNAR O LÍDER DA AMÉRICA LATINA, FACE À APATIA E A FALTA DE PROTAGONISMO DE OUTROS CHEFES DE ESTADO ( LULA, OBVIAMENTE INCLUÍDO ! ), À CUSTA DE MEDIDAS POPULISTAS.
BEM PREGA FREI TOMÁS, FAZ O QUE ELE DIZ, MAS NÃO FAÇAS O QUE ELE FAZ ! . . .
O REI DE ESPANHA TEM RAZÃO ! ! ! . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário