quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PERGUNTAS " INOCENTES " . . .

25/02/2009

Folha de
S.Paulo

Escolas com
maior gasto

são favoritas

no Carnaval

2009 no Rio









Com orçamentos chegando a R$ 8 milhões em alguns casos e carros alegóricos de até 60 metros de comprimento, o Carnaval carioca foi o das "superescolas de samba S.A., superalegorias", como cantava criticamente o Império Serrano em 1982, no vitorioso "Bumbum Paticumbum Prugurundum".
Mas Unidos de Vila Isabel, Beija-Flor e Salgueiro ofereceram algo a mais do que luxo e volume para serem favoritas ao título. A apuração começa às 15h de hoje, no sambódromo, e a Imperatriz Leopoldinense também sonha com a vitória. A Folha Online traz a apuração em tempo real.

Ao falar sobre o tambor, o Salgueiro se destacou porque conjugou riqueza com criatividade e tradição com inovação.

Mas a escola terá de superar a Beija-Flor, que não cometeu erros de harmonia, e a Unidos de Vila Isabel, que combinou fantasias distribuídas às comunidades, precisão e luxo.

Já a Imperatriz corre por fora graças a um desfile em que o apuro visual somou-se à simpatia de um enredo sobre os 50 anos da escola e a relação do bairro de Ramos com o samba. Problemas de evolução e em alegorias podem prejudicá-la.

O que as escolas já discutem é se será possível manter em 2010, em meio à crise financeira, o padrão de material caríssimo. Diminuir o máximo de alegorias de oito para sete é uma das ideias. A dependência de dinheiro público é forte --neste ano, foram R$ 12,6 milhões dados por Prefeitura do Rio, governo do Estado e Eletrobrás.

Escolas que não atraíram empresas nem têm patronos (como bicheiros) mostraram que poderão ter dificuldades. A Mangueira fez um desfile simples, com papelões e plásticos no lugar de penas de faisão.

Na mesma situação estavam a Portela e a Viradouro --que compensou as limitações com garra e sua forte bateria. Porto da Pedra, Império Serrano e a Mocidade Independente torcerão para não serem rebaixadas.

NOTA : OS GASTOS DAS ESCOLAS DE SAMBA, NUNCA SÃO EXPLICADOS. É ASSIM COMO, OS CARTÕES CORPORATIVOS DOS MEMBROS DO GOVERNO. SÃO CONFIDENCIAIS . . .

HÁ ESCOLAS, QUE SÃO APOIADAS DIRECTAMENTE POR PAÍSES ESTRANGEIROS, A TROCO DE DIVULGAREM AS SUAS MENSAGENS, OU VIRTUALIDADES . . .

ESTE ANO, PAGAS PELA FRANÇA, E POR EMPRESAS FRANCESAS, ATÉ BAILARINAS DO MOULIN ROUGE, DESFILARAM NA AVENIDA . . .

PERGUNTA-SE :

- PORQUE É QUE OS GASTOS DAS ESCOLAS, NÃO SÃO PUBLICOS E SUJEITOS A FISCALIZAÇÃO, COMO QUALQUER INDÚSTRIA ?

- HAVERÁ DINHEIRO ILÍCITO, NO MAIOR ESPECTÁCULO DA TERRA ? . . .

- QUEM FISCALIZA A LIESA ( LIGA INDEPENDENTE DAS ESCOLAS DE SAMBA ) ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário