quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

G1 GLOBO

24/02/10
Lula se encontra com Raúl Castro
Cubano lamentou morte de preso político contrário ao regime.

Ainda nesta quarta, Lula deve se reunir com Fidel Castro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quarta-feira (24) com o presidente de Cuba, Raúl Castro, no Porto de Mariel, a 50 quilômetros a oeste de Havana. Ao lado de Lula, o líder cubano disse que lamenta a morte de Orlando Zapata, preso político que estava em greve de fome há 82 dias. O presidente brasileiro chegou à ilha na terça-feira (23), poucas horas depois da divulgação da morte, e não quis comentar o assunto.
Raúl defendeu o governo cubano e lembrou que em "meio século" ninguém foi assassinado pelo regime. "Aqui não foi torturado ninguém. Aqui não houve nenhuma execução extrajudicial. Aqui foram torturados em Cuba, sim senhor, é verdade, mas na base naval de Guantánamo, que não é nosso território”. A Base Naval da Baía de Guantánamo pertence aos Estados Unidos e possui uma prisão militar, para onde foram enviados muitos acusados de terrorismo pelos EUA. Várias denúncias de tortura de prisioneiros da prisão já foram feitas. O líder cubano pediu respeito e independência. "Aqui não temos uma máxima liberdade de expressão, é certo. Deixem-nos tranquilos, deixem-nos quietos, deixem-nos desenvolver normalmente nossas atividades e poderá haver muito mais facilidade. Essa é a realidade, o resto é história”. O presidente Lula não quis dar declarações. Apenas disse que não havia recebido a carta de organismos de defesa dos direitos humanos que pedem a atenção de Lula aos casos de presos políticos em Cuba.
Juntos, Lula e Raúl vistoriaram obras no porto cubano de Mariel, uma remodelação financiada pelo Brasil. Situado 50 quilômetros a oeste de Havana, o local deve ser convertido em um moderno terminal de contêineres.
O governo brasileiro financiará com cerca de US$ 450 milhões a modernização das estradas, vias ferroviárias e depósitos de Mariel. As obras ocorrerão por conta da construtora brasileira Odebrecht, que prevê começar a execução no primeiro trimestre deste ano.


NOTA : COMO ERA DE SE ESPERAR, ATÉ AGORA, NADA . . .



OU SEJA, LULA, QUANDO TEM A POSSIBILIDADE DE, SOBRE DIREITOS HUMANOS, FALAR COM OS ESTADISTAS QUE MENOS CASO FAZEM DELES, FAZ ESTE BRILHANTE PAPEL, CALA-SE !



NADA QUE NÃO FOSSE ESPERADO, MAS, VAMOS CONTINUAR A AGUARDAR !



TODA A GENTE SABE DA CARTA DIRIGIDA AO PRESIDENTE LULA PELOS DISSIDENTES CUBANOS, NO SENTIDO DE ELE INTEREFRIR JUNTO DOS DIRIGENTES CUBANOS, PARA QUE MAIOR ABERTURA SEJA DADA ÀS LIBERDADES INDIVIDUAIS.



LAMENTAVELMENTE, NEM LULA, NEM NENHUM DOS ASESSORES TEM CONHECIMENTO DESSA CARTA ! . . .



A CARTA NÃO FOI RECEBIDA ! DEVEM-SE TER ESQUECIDO DO CÓDIGO POSTAL DO PLANALTO . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário