terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

V E R G O N H A !

G1 GLOBO

23/02/10
Preso político morre em Cuba após 85 dias em greve de fome
Orlando Zapata morreu nesta terça (23) em um hospital de Havana.Cubano pedia para ser tratado como "prisioneiro de consciência".


O preso político Orlando Zapata Tamayo morreu nesta terça-feira (23) em um hospital de Havana após 85 dias em greve de fome, informaram membros da dissidência cubana.
O cubano, que pedia para ser tratado como "prisioneiro de consciência", morreu por volta das 16 horas locais (18h de Brasília) no hospital Amejeiras, para onde havia sido levado na noite desta segunda.
Zapata, de 42 anos, havia sido trasladado na noite de segunda do hospital do presídio Combinado del Este, de Havana, ao Hermanos Ameijeiras, devido a seu estado de saúde "muito grave", segundo a Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN).
Preso desde março de 2003, realizou a greve de fome em protesto pelas condições carcerárias, que deterioram sua saúde, afirmava.
Segundo a CCDHRN ele é o primeiro preso político cubano a morrer na prisão desde a década de 70.
Zapata, um dos 75 cubanos considerados presos de consciência pela Anistia Internacional, havia sido inicialmente setenciado a três anos de prisão, mas sucessivas condenações, por outros motivos, elevaram a pena a mais de 25 anos, disseram fontes da dissidência.
O governo cubano não reconhece a existência de presos políticos no país - uns 200, segundo a dissidência - pois os considera "mercenários" a serviço dos Estados Unidos.
Elizardo Sánchez, da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), disse que a morte do preso é uma "péssima notícia para todo o movimento cubano de direitos humanos e também para o governo".
Para ele, a morte do dissidente terá "graves consequências porque ele era um preso de consciência adotado pela Anistia Internacional (AI)".
No último domingo, 50 dissidentes cubanos presos pediram em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que interceda por sua liberdade no encontro previsto para esta quarta-feira (24) com o presidente cubano, Raúl Castro, e seu irmão e antecessor, Fidel.

NOTA : LAMENTÁVELMENTE, ESTAS NOTICIAS FAZEM-NOS RECUAR NO TEMPO, E FICAMOS COM A IDEIA DE ESTARMOS A LER JORNAIS DE HÁ 30 OU 40 ANOS ATRÁS !

COMO É POSSÍVEL AINDA HOJE, UM REGIME POLÍTICO, DETER, E MANTER PRESAS PESSOAS, POR DELITO DE OPINIÃO ?

ALGUNS ESTADISTAS SUL-AMERICANOS, PARA ALERTA DE TODOS NÓS, PARECEM ACHAR TODOS ESTES ABSURDOS, COISAS NORMAIS, E, REFUGIANDO-SE NO " POLITICAMENTE CORRECTO ", FOGEM DA CRÍTICA FRONTAL AOS REGIMES TOTALITÁRIOS E TIRANOS, DESCULPANDO-SE, QUE QUALQUER CRÍTICA FEITA SOBRE O ASSUNTO, TRATAR-SE-Á DE UMA " INGERÊNCIA INQUALIFICÁVEL ".

LULA, POR EXEMPLO, ESTAMOS CERTOS QUE AO VISITAR CUBA, NÃO TOCARÁ NO ASSUNTO COM ESTA VELHA DESCULPA, NÃO SE COIBINDO NO ENTANTO, DE CRITICAR O GOVERNO INGLÊS QUANTO À QUESTÃO DAS FALKLANDS OU MALVINAS.

SERIA BOM SABER O QUE PENSA A SUCESSORA DINÁSTICA DE LULA SOBRE ESTES ASSUNTOS ! COMO SÃO TODOS ELES ORIUNDOS DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL, PODEMOS ADIVINHAR AS SUAS OPINIÕES, NO ENTANTO, VALERÁ SEMPRE A PENA QUESTIONAR A SENHORA SOBRE ESTE ASSUNTO, APENAS PARA TER A CERTEZA DAQUILO QUE PENSAMOS.

O PRESIDENTE LULA QUE TANTO SE TEM ESFORÇADO POR REINTEGRAR PLENAMENTE TODOS AQUELES QUE FORAM PERSEGUIDOS PELA DITADURA MILITAR BRASILEIRA, PORQUE NÃO USA A MESMA LINGUAGEM E OS MESMOS ARGUMENTOS, PARA DIZER A FIDEL DE CASTRO E AO MANO RAUL, QUE COMPORTAMENTOS DESTA NATUREZA SÃO INCOMPATÍVEIS HOJE NO MUNDO MODERNO E NAÇÕES CIVILIZADAS ?

ESTOU CERTO, QUE LULA ENTRARÁ E SAIRÁ DE CUBA, SEM SOBRE ESTE ASSUNTO, TROCAR UMA ÚNICA PALAVRA COM OS DIRIGENTES CUBANOS !

SITUAÇÃO IGUAL A ESTA, TAMBÉM JÁ VIMOS A OUTROS ESTADISTAS E LIDERES RELIGIOSOS . . .

O PAPA JOÃO PAULO II, CONSEGUIU IR À INDONÉSIA E A TIMOR LESTE, ( NUMA ALTURA EM QUE A PERSEGUIÇÃO AO POVO TIMORENSE ERA FEROZ, O GENOCÍDIO VARRIA A ILHA, AS PERSEGUIÇÕES E OS ATENTADOS AOS MAIS ELEMENTARES DIREITOS INDIVIDUAIS ERAM CONSTANTES ), SEM UMA PALAVRA DIZER SOBRE TUDO AQUILO, QUE TODA A COMUNIDADE INTERNACIONAL SABIA ESTAR A PASSAR-SE ! ( A EXEMPLO DE PIO XII, QUE NUNCA DENUNCIOU TUDO O QUE SABIA SOBRE O HOLOCAUSTO !... )

AGUARDEMOS A VISITA A CUBA DO SENHOR PRESIDENTE, E ESTEJAMOS ATENTOS AOS ASSUNTOS FOCADOS . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário