sábado, 27 de fevereiro de 2010

UM PROBLEMA DE . . . MERDA . . .

G1 GLOBO
27/02/10
Já chega a 35,6 toneladas o volume de peixes mortos retirados da Lagoa
Comlurb vai manter trabalho 24 horas por dia até a retirada total.
Ao todo, 102 garis atuam em embarcações e no entorno do local.



A Comlurb já removeu 35,6 toneladas de peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, desde as 7h da última sexta-feira (26) até a manhã deste sábado (27).

Segundo a empresa, 102 garis atuam no local, 12 deles embarcados em um catamarã e em um barco de alumínio e os demais atuam no entorno. A operação conta ainda com dois caminhões e duas caixas de entulho, além do catamarã da EBX, do empresário Eike Batista.
De acordo com o Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos Carlos Osório, haverá equipes trabalhando na área 24 horas por dia até que o serviço seja concluído.

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, afirmou na sexta (26) que a causa da mortandade de peixes na Lagoa pode ter sido o aumento de uma espécie de alga existente na água. Segundo ela, a mudança nas condições climáticas favoreceu a proliferação dessas algas, que não foram identificadas. A gerente de qualidade de água da secretaria, Fátima Freitas, descartou o aumento de esgoto na lagoa. Segundo ela, não houve diminuição no nível de oxigenação da água. Ela explicou que a secretaria acredita que o aumento da quantidade de alga foi o responsável pela morte dos peixes. Numa medição feita na segunda-feira, já havia sido constado um nível alto do micro-organismo, cerca de 400 mil. Nesta sexta, foi constadado um nível quatro vezes maior do que o de segunda. Para ela, um possível aumento de esgoto na água não seria a causa para o aumento da proliferação das algas. Já o biólogo Mário Moscatelli contesta uma das hipóteses de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para justificar a morte de peixes. Segundo os técnicos, o choque térmico - a água fria da chuva de quinta-feira (25) em contato com a água quente da lagoa - pode ter causado a morte dos peixes.
"Em dezembro choveu com mais intensidade e não houve nada parecido com isso. Quando a gente encontra bagre, que vive no fundo da lagoa, e tilápia, que é um peixe resistente, morrendo é por que algo diferente ocorreu", disse o biólogo, em entrevista ao RJTV.


NOTA : TODA A GENTE SABE, MENOS, SEGUNDO PARECE, A PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, QUE GRANDE PARTE DOS EDIFÍCIOS DA ZONA DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS, TÊM AS REDES DE ESGOTOS, LIGADOS À REDE DE ESCOAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAS QUE DESAGUAM NA LAGOA ! . . . QUANDO AS DESCARGAS SE ACUMULAM COM AS DAS ÁGUAS PLUVIAIS, INVARIÁVELMENTE, PRODUZ ESTE EFEITO, QUE, NÃO E O PRIMEIRO, NEM SERÁ CERTAMENTE O ÚLTIMO, ATÉ QUE DECIDAM RESOLVER O PROBLEMA, DE UMA FORMA DEFINITIVA.

MAS COMO NA ZONA DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS, OS MORADORES SÃO TODOS DE " CLASSE AA ", TORNA-SE ABORRECIDO INCOMODAR OS SENHORES, PARA QUE ESTES CONSTATEM QUE TÊM DE GASTAR ALGUM DINHEIRO A REFAZER AS LIGAÇÕES DE ESGOTOS DOS CONDOMÍNIOS QUE HABITAM, UMA VEZ QUE AQUANDO DA CONSTRUÇÃO DOS EDIFÍCIOS, ESSE PORMENOR FOI LIMINARMENTE DESCARTADO, E POR ISSO, ATÉ SAIU - AOS CONSTRUTORES - BEM MAIS BARATO ! . . .

O PROBLEMA DA LAGOA, É UM PROBLEMA DE " MERDA " ! NADA MAIS . . .

AGORA, CADA VEZ QUE ISTO CICLICAMENTE ACONTECE, NÃO VENHAM INVOCAR DESCULPAS DE ALGAS, E COISAS PARECIDAS, PORQUE TODA A GENTE JÁ SABE O QUE SE PASSA, E, HÁ MUITO TEMPO !

QUANDO O COMITÉ OLIMPICO INTERNACIONAL SOUBER, QUE SE VÃO DISPUTAR PROVAS DE REMO NUMA LAGOA, QUE DEVIDO AO QUE SE DESCREVEU, TEM DAS MAIORES ICONCENTRAÇÕES DE COLIFORMES FECAIS, O ASSUNTO, VAI FEDER !

E AÍ SIM, SERÁ UMA MERDA, TER DE EXPLICAR A ESTRANGEIROS, - QUE NÃO ENTENDEM COMO É QUE ESTAS COISAS PODEM ACONTECER... - QUE O PROBLEMA DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS, NÃO PASSA DISSO MESMO, UMA MERDA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário