quarta-feira, 24 de novembro de 2010

QUE MAIS FALTARÁ ? . . .


DIÁRIO DE NOTÍCIAS - LISBOA
24-11-2010
Diplomacia
Irão autoriza propaganda nazi
por LUMENA RAPOSO


Novo 'site' em Teerão registou logo 300 membros. Presidente Ahmadinejad sempre negou Holocausto.
O Ministério da Cultura e Orientação Islâmica do Irão decidiu levantar ontem o bloqueio brevemente imposto a um site pró-nazi e anti-judaico. A decisão não foi pacífica - conservadores e reformistas manifestaram a sua preocupação -, mas acabou por vencer o que um escritor contemporâneo denomina de "lado do Mal".
A decisão é tanto mais surpreendente quanto o ministério em causa tem encerrado sites culturais, religiosos, políticos e alguns que classifica como "indecentes". Mas não pareceu ter grandes dúvidas em autorizar o irannazi.ir, também chamado de Centro para os Estudos Históricos da I Guerra Mundial e do Nazismo.
Segundo algumas fontes, o sítio em causa é gerido por um grupo que se denomina de Centro para os Estudos de nazis iranianos. Mal foi aberto, acolheu 300 novos membros e recebeu 3200 e-mails de apoio. A decisão de Teerão de autorizar a abertura na Internet deste site para os fanáticos da Alemanha nazi não deixa de levantar questões, ou de tirar dúvidas, sobre a atitude oficial anti-semita do regime iraniano.
O site pró-governamental Tabnak pediu ao Executivo que explicasse as razões da sua decisão, enquanto o site reformista rooz online denunciou o ministro da Cultura, Ali Ramin, como tendo relações com os nazis na Europa e por apoiar ideias nazis. Ramin é, segundo publicações árabes, o fundador do Instituto do Holocausto em Teerão e foi o presidente de uma conferência que nega a aniquilação dos judeus pelo III Reich.
Em declarações à televisão Alarabiya, o jornalista iraniano Mohammad Reza Yazdanpanah avança que Ramin é como que a "iminência parda" do Presidente Ahmadinejad no que se refere à política do Chefe do Estado iraniano para com os judeus e a negação do Holocausto. "Mito" e "mentira" é como o Chefe do Estado iraniano se tem referido ao Holocausto ao mesmo tempo que prevê o fim do Estado de Israel.
Curiosamente, Israel foi um dos países que reagiu à abertura deste sítio. "Agora temos mais uma evidência das simpatias do seu regime", disse a propósito, Yigal Palmor, o - às vezes - fleumático porta-voz da diplomacia israelita.
E enquanto os "amantes do nazismo" se podem deliciar com o seu novo site, a repressão do regime iraniano continua. Um mandado de captura foi emitido contra Mehdi Hachémi, um filho do antigo presidente reformador Akbar Rafsandjani. Os conservadores continuam a acusar Hachémi de ter incitado às grandes manifestações contra Ahmadinejad após as eleições de 9 de Junho de 2009.
Entretanto, o Irão foi ontem notícia por uma outra razão: o Governo da Gâmbia decidiu cortar todas as suas relações com o Executivo de Teerão. A decisão foi súbita e surpreendeu o regime de Ahmadinejad.
O pequeno país de África, além de cortar as relações com o Irão, deu 48 horas a este país para retirar todo o seu pessoal do território gambiano. A decisão de Banjul estará ligada a uma polémica sobre uma misteriosa entrega de armas de Teerão à Gâmbia.
Banjul não comentou esta decisão mas Teerão acusa a Gâmbia de ter cedido às pressões americanas que, segundo fontes concordantes, têm tentado convencer o Governo de Banjul a prescindir das armas e do apoio financeiro de Tee

NOTA : UM PAÍS QUE RENEGA A HISTÓRIA E TENTA REESCREVÊ-LA DE ACORDO COM AS SUAS CONVICÇÕES ;

UM PAÍS QUE FAZ APOLOGIA DE UMA CAUSA ASSASSINA E DA LOUCA TEORIA DE ELIMINAÇÃO DE POVOS ;

UM PAÍS QUE AMEAÇA OUTRAS NAÇÕES DE SEREM ELIMINADAS DO MAPA ;

UM PAÍS QUE MATA HOMOSEXUAIS EM NOME DA LEI, E APEDREJA ATÉ À MORTE MULHERES ADÚLTERAS ;

UM PAÍS QUE É GOVERNADO POR CHEFES RELIGIOSOS FANÁTICOS, EM VEZ DE DIRIGENTES ELEITOS PELO SEU POVO ;

UM PAÍS QUE TEM UM MINISTRO DA CULTURA (?) QUE TUDO ISTO INCITA E PROMOVE ;

QUE RESPOSTA MERECE DO MUNDO OCIDENTAL MAIS ESTA ATITUDE IRANIANA ?

QUE COMENTÁRIOS FARÃO SOBRE MAIS ESTA CABOTINAGEM, AS ILUMINADAS CRIATURAS QUE DIRIGEM AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS EM BRASÍLIA, CARACAS E HAVANA ? . . .

O QUE PENSARÁ DE TUDO ISTO DILMA ROUSSEFF ?

O SILÊNCIO NESTAS COISAS, É ALTAMENTE COMPROMETEDOR ! . . .