quarta-feira, 13 de junho de 2007

" DÉJÀ VU . . . "

Para relator Epitácio Cafeteira,
não há provas contra o presidente do Senado.
Epitácio Cafeteira (PTB-MA) pediu nesta quarta-feira o arquivamento do processo contra o presidente do Senado,Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de receber ajuda financeira de um lobista da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha de três anos. Na opinião do relator, não há provas contra Renan.
Escolhido relator na semana passada, Cafeteira apresentou nesta quarta seu relatório ao Conselho de Ética do Senado, dois dias depois de receber a documentação sobre o processo, aberto após uma representação entregue pelo PSOL.
Em seu relatório, Cafeteira diz que Renan conseguiu comprovar que tinha recursos para pagar a pensão à Mônica, sem a necessidade de receber dinheiro de lobista. "Há ausência de provas ou falta de indícios para abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar", disse o relator. … /// … Os senadores Jefferson Perez (PDT-AM) e Marcone Perillo (PSDB-GO) pediram vista (mais tempo para analisar) do relatório, adiando a sua votação. Como Renan conta com a maioria do conselho ao seu lado, a expectativa é que a recomendação de Cafeteira seja acatada pelos integrantes do órgão, arquivando o processo. O relator não ouviu nenhum depoente.
A rápida apresentação do relatório foi alvo de protestos dentro do conselho.
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO), por exemplo, queixou-se porque o órgão, na sua opinião, deveria ouvir Gontijo e até Mônica Veloso. "Ninguém tem elementos para condenar ou absolver. É uma tradição do Senado investigar", afirmou.
NOTA : VOU ARRISCAR UMA PREVISÃO.
A DECISÃO, TOMADA NESTA QUARTA - FEIRA, VAI DAR OPORTUNIDADE, PARA QUE O JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO BRASILEIRO, QUE NORMALMENTE SE PUBLICA NO FIM DE SEMANA, MOSTRE AS MUNIÇÕES, QUE CERTAMENTE TERÁ, E QUE IRÃO APIMENTAR O CASO...
TOMADAS DE POSIÇÃO CORPORATIVAS, DE DEPUTADOS E SENADORES, SOBRE OS SEUS PARES, TEM LONGA TRADIÇÃO NA REPUBLICA BRASILEIRA.
NÃO DEIXA PORÉM, DE SER NO MÍNIMO CURIOSO, QUE O RELATOR E A MAIORIA DOS MEMBROS DA COMISSÃO, SEJAM ALIADOS POLÍTICOS DE QUEM ESTÁ A SER JULGADO...
ISTO NÃO VAI FICAR POR AQUI ! RENAN CALHEIROS E SEUS PARES SABEM DISSO, MAS ENQUANTO O PAU VAI E VEM . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário