segunda-feira, 18 de junho de 2007

S. GABRIEL DA CACHOEIRA - SABE ONDE FICA ?

Cidade é frequentada por revolucionários das Farc


Muito calor, doenças medievais, traficantes de animais silvestres, drogas e armas em uma área do tamanho de Portugal. Assim é o município de São Gabriel da Cachoeira, fica a duas horas de vôo de Manaus, capital amazonense, e próximo das fronteiras do Brasil com a Colômbia e a Venezuela.
Além dos narcotraficantes e caçadores, os soldados que servem no município convivem ainda com 21 etnias indígenas, algumas delas selvagens, e muitas delas em guerra. Por causa do ambiente hostil, a região é baptizada de 'Inferno Verde'.
Para quem não quer se arriscar a uma viagem de avião sobre a mata - muitas vezes perdendo contacto via rádio - há outra opção, não muito animadora: dois a três dias de viagem de barco pelo Rio Negro.
De acordo com militares que já estiveram naquela região, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) costumam frequentar São Gabriel da Cachoeira em pequenos grupos, para fazer um escambo mortal: drogas em troca de mais armamentos. As drogas fornecidas pelos rebeldes das Farc são levadas para Manaus por mulas. Em resumo: a cidade é o principal ponto de contacto entre traficantes de drogas e os guerrilheiros colombianos.
No ano passado, o Exército chegou a entrar em confronto directo com traficantes na selva - já que ultimamente a entrada no território brasileiro por avião clandestino tem sido monitorada com mais rigor pelas Forças Armadas.
Também no ano passado, em São Gabriel, a Polícia Federal apreendeu 12 mil caixas de cartuchos, munição fabricada pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC). O material seria encaminhado aos guerrilheiros colombianos. … /// …
NOTA : CONTROLAR UM PAÍS DESTE TAMANHO, CONVENHAMOS, NÃO É FÁCIL... MAS FALTA PRAGMATISMO NA ACTUAÇÃO DE QUEM TEM POR MISSÃO FAZÊ-LO. VEJAMOS, OS CATUCHOS ENCONTRADOS EM S. GABRIEL, NÃO ERAM POUCOS, 12 MIL CAIXAS ! SABEMOS QUE TODAS AS MUNIÇÕES FABRICADAS, TEM UM CONTROLE APERTADO, E TAMBÉM SABEMOS, QUANDO ELAS SÃO ENCONTRADAS, COMO É FÁCIL SABER A QUE LOTE PERTENCEM, QUANDO E ONDE FORAM FABRICADAS, A QUEM FORAM VENDIDAS OU CEDIDAS, OU SEJA, QUEM FOI O DESTINATÁRIO FINAL DA MERCADORIA. JÁ ALGUÉM SE DEU AO TRABALHO DE SEGUIR ESTE RASTO? QUEM ANDA A GANHAR DINHEIRO COM ISTO ? QUEM ANDA A FORNECER A GUERRILHA NA COLÔMBIA ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário