A MACUMBA E A POLICIA . . .
Esquadrão Anti-Bomba explode
despacho de macumba - 06/07/2007
Duas embalagens foram deixadas dentro de um banco na
Barra da Tijuca. Banco foi isolado para trabalho da polícia.
O Esquadrão Anti-Bombas foi accionado na tarde desta sexta-feira (6) depois de receber uma denúncia de que havia duas caixas suspeitas de conter explosivos dentro uma agência bancária, na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Segundo o Esquadrão, quando foram detonadas, os policiais descobriram que se tratavam de oferendas de macumba - designação genérica dos cultos afro-brasileiros que receberam influências de outras religiões - com grãos de milho. A arma usada para desactivar as possíveis bombas foi um canhão de água. De acordo com o esquadrão, a arma solta um jacto de água em alta velocidade, que cortaria o possível accionamento da bomba.
NOTA : REMINISCÊNCIAS DA CULTURA AFRO, ESTÃO ESPALHADAS PELO BRASIL.
A MAIOR PARTE DAS PESSOAS QUE ACORRE A "CULTOS" DESTA NATUREZA, VÃO TAMBÉM, SEM QUALQUER PROBLEMA, A MISSAS CATÓLICAS OU A CULTOS EVANGÉLICOS.
POR AQUI, A ESTA CONFUSÃO MENTAL, DE SENTIMENTOS E RELIGIOSIDADES, DÁ-SE O NOME DE SINCRETISMO, QUE SIGNIFICA, AMÁLGAMA DE CONCEPÇÕES . . .
AS PESSOAS, SÃO LEVADAS MAIS PELA EMOÇÃO E PELO CORAÇÃO, DO QUE PELA RAZÃO, A AVALIAR ALGUNS FENÓMENOS, QUE NA MAIOR PARTE DAS VEZES, PREFEREM NÃO ENCARAR. E ENTÃO, RESOLVEM ATRIBUIR A UMA QUALQUER DIVINDADE, DE QUALQUER CULTO QUE SEJA, OS " DESÍGNIOS " E AS " " VONTADES ", DE TUDO O QUE DE INESPERADO, LHES ACONTECE NA VIDA.
O QUE É DE ESTRANHAR, É QUE PESSOAS COM ALGUM GRAU ELEVADO DE INSTRUÇÃO E DE CULTURA, AINDA VÃO NISTO . . . HÁ AQUELES, E NÃO SÃO POUCOS, QUE SE APROVEITAM DE PAPALVOS, PARA ENRIQUECEREM, E DE QUE MANEIRA, COM ISTO !
DEPOIS ATRIBUEM ESTES " MISTÉRIOS " A UMA HIPOTÉTICA " RELIGIÃO AFRICANA ", QUE NINGUÉM CONHECE, QUE NÃO TEM, NEM LIVRO REVELADO, E APENAS SE BASEIA, NA TRADIÇÃO ORAL.
É BOM NOTAR QUE, NÃO SE CONHECE, ATÉ HOJE, EM TODA A ÁFRICA, NENHUMA FORMA DE ESCRITA, PELO QUE TUDO, NO TOCANTE À RELIGIÃO, TUDO FOI PASSADO DE FORMA ORAL, COM TODOS OS PERIGOS QUE ISSO ACARRETA, COM A MUDANÇA DE CONTINENTE, COM O CONVÍVIO COM OUTRAS LÍNGUAS, USOS E COSTUMES !
POR AQUI, PODER-SE-Á IMAGINAR O NÍVEL DE DESVIRTUAÇÃO, AO PRAZER DE QUEM OS PRATICA E DIRIGE, QUE ESSES " CULTOS " DEVEM TER SOFRIDO . . .
SE NO TEMPO DA COLONIZAÇÃO, ACREDITAVAM NESTAS COISAS, ATÉ POSSO ACHAR NORMAL, MAS, HOJE ? ? ? . . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário