TURISMO E NEGÓCIO COM SAÚDE
O DIA - 28/07/2007 
Turismo com cirurgia poderá 
ser proibido 
Prática é comércio segundo 
o Conselho Federal de Medicina
Pâmela Oliveira
Pâmela Oliveira
Pacotes turísticos que incluem cirurgias plásticas poderão ser proibidos. O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda um texto de resolução para impedir a prática. A entidade alega que a negociação quebra a relação médico e paciente e iguala o ato médico ao comércio.
“A pessoa compra de uma agência de turismo um nariz, uma mama como se estivesse comprando um produto. Entendemos que a intermediação quebra a relação médico-paciente. O correto seria que o paciente fizesse uma consulta para saber se pode fazer determinado procedimento”, argumenta Antônio Gonçalves Pinheiro, conselheiro do CFM.
O médico, um dos responsáveis pelo texto da resolução, afirma que somente o cirurgião pode analisar se a pessoa tem condições de se submeter a determinada cirurgia. “Quem tem que dar o diagnóstico é o médico e não um intermediador. O histórico do paciente, o tipo de pele, a cicatrização, devem ser analisados antes da marcação de uma cirurgia”, diz.
O médico alerta que além de proteger o paciente, o conselho quer evitar que os cirurgiões sejam responsabilizados por problemas. “O médico é quem vai ser responsabilizado caso ocorra qualquer conflito posterior ao procedimento cirúrgico.”
Já o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens, Luiz Strauss de Campos, defende os pacotes. “Isso é saudável para todos os envolvidos, desde que as clínicas sejam legalizadas e que se cumpra a lei. Muitos pacientes vêm dos Estados Unidos e da Europa porque a qualidade dos cirurgiões brasileiros é muito boa. Além disso, os preços aqui são muito mais baixos. Para as agências isso é bom porque esses clientes ficam mais tempo no país.”
“A pessoa compra de uma agência de turismo um nariz, uma mama como se estivesse comprando um produto. Entendemos que a intermediação quebra a relação médico-paciente. O correto seria que o paciente fizesse uma consulta para saber se pode fazer determinado procedimento”, argumenta Antônio Gonçalves Pinheiro, conselheiro do CFM.
O médico, um dos responsáveis pelo texto da resolução, afirma que somente o cirurgião pode analisar se a pessoa tem condições de se submeter a determinada cirurgia. “Quem tem que dar o diagnóstico é o médico e não um intermediador. O histórico do paciente, o tipo de pele, a cicatrização, devem ser analisados antes da marcação de uma cirurgia”, diz.
O médico alerta que além de proteger o paciente, o conselho quer evitar que os cirurgiões sejam responsabilizados por problemas. “O médico é quem vai ser responsabilizado caso ocorra qualquer conflito posterior ao procedimento cirúrgico.”
Já o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens, Luiz Strauss de Campos, defende os pacotes. “Isso é saudável para todos os envolvidos, desde que as clínicas sejam legalizadas e que se cumpra a lei. Muitos pacientes vêm dos Estados Unidos e da Europa porque a qualidade dos cirurgiões brasileiros é muito boa. Além disso, os preços aqui são muito mais baixos. Para as agências isso é bom porque esses clientes ficam mais tempo no país.”
NOTA  :  A  PREOCUPAÇÃO  COM  A  BELEZA,  TOMA  PROPORÇÕES  DESMEDIDAS  QUANDO  SE  FALA  DE  BRASIL.  A  RAZÃO  DE  O  BRASIL  TER  OS  MELHORES  CIRURGIÕES  PLÁSTICOS,  ADVÉM  LOGICAMENTE  DO  FACTO,  DE  SEREM  AS  BRASILEIRAS,  AS  QUE  MAIS  PROCURAM  ESSE  TIPO  DE  ARTIFÍCIOS,  UMA  VEZ  QUE  A  CONCORRÊNCIA  É  FEROZ,  E  NEM  SEMPRE  OS  ATRIBUTOS  AJUDAM . . . 
CURIOSAMENTE,  COMEÇAM  OS  HOMENS (?)  A  ENTRAR  NESTE  JOGO,  ADERINDO  AOS  IMPLANTES  DE  PEITORAIS,    E. . . PASME-SE,  GLÚTEOS ! . . .
COMO  A  CIRURGIA  PLÁSTICA  NO  BRASIL  SE  TORNOU  UMA  COISA  CORRIQUEIRA,  AS  EMPRESAS  DE  TURISMO,  ALIARAM  O  ÚTIL ( DINHEIRO )  AO  AGRADÁVEL ( BELEZA ),  E,  TOCA  A  FACTURAR !  QUEM  VEM  VEM  PARA  O  BRASIL  FAZER  IMPLANTES  DE  SEIOS  OU  RETOCAR  O  NARIZ  OU  AS  COXAS,  NEM  SEMPRE  TERÁ  CONDIÇÕES  DE  SAÚDE  PARA  SE  SUJEITAR  ÀS  CIRURGIAS  QUE  PRETENDE,  MAS  PODE  TER  A  CERTEZA,  QUE  AS  FARÁ !
AS  CONSEQUÊNCIAS  DISSO ?  BOM,  ISSO  INTERESSA  POUCO A  QUEM  VENDE  OS  PACOTES,  PARA  AUMENTAR  OS   PACOTES " . . . 

 
 
 
 
 

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