sábado, 1 de setembro de 2007

. . . OS BICHINHOS, SÃO MANSOS ! . . .

01/09/2007 – Portal Globo
Pit bulls não são

naturalmente ferozes,
garantem especialistas
Genética e ação do
homem são responsáveis
pela ferocidade de
alguns cães da raça.

Segundo eles, maioria
dos pit bulls são mansos.


Os cães da raça pit bull, temidos pela suposta ferocidade, não merecem a fama de violentos, garantem os especialistas. Segundo eles, essa raça não é mais brava que outras como rotweiller e doberman. “Uma das raças que mais se atende em clínica hoje é o pit bull. E a grande maioria deles são mansos. Eles não impõe problemas é raro que sejam agressivo”, diz o veterinário Luiz Henrique Filippi, da Comissão de Ética do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, que mantém uma clínica há 21 anos. O professor Marco Antônio Gioso, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), concorda. “Está cheio de registro de acidentes gravíssimos envolvendo outras raças. Tem pincher que arranca dedo de criança. Mas as pessoas ficam ‘encanadas’ com o pit bull, porque ele é muito forte.” Segundo os especialistas, o comportamento violento de alguns cães pode ser explicado pela genética. “Como qualquer outra raça, o pit bull pode ser acasalado para ficar bravo ou calmo. Como alguns criadores só querem cachorros bravos, só cruzam animais assim. Aí, vamos ter uma linhagem de pit bulls bravos.” O comportamento dos donos também vai ser determinante para a formação da personalidade do cachorro. “Não se deve esticá-lo, provocá-lo. Senão, ele fica neurótico e a neurose dele extrapola para ira”, diz Filippi. “Tenho vários clientes que têm pit bull. Tratado com carinho, entre crianças, ele é um cachorro normal”, completa. …///…
NOTA : A HISTÓRIA REAL DO PIT BULL, É ESTA :
A origem da raça remonta ao Século XIX. Em 1835, o parlamento inglês proibiu o esporte chamado bull baiting, um jogo sádico em que Bulldogs eram usados para atacar touros trazidos à arena. O cão atacava o touro, evitando coices e chifradas, agarrava o seu nariz ou orelha, e segurava-se até que o touro caísse. Uma vez que o bull baiting foi banido, os criadores que apreciavam a rudeza, coragem e tenacidade dos buldogues voltaram sua atenção para a criação de cães para a briga (ou rinha). Começaram com o bulldog, misturaram algum sangue de terrier, e produziram,os Half and half ou Bull and Terriers,cães de pequeno porte e extrema força e dotados de maior agilidade que os buldogues de elevada força fisica, um cão que cumpria todas as suas expectativas. Os Bull and Terriers foram criados para agredir outros cães, matar ratos(pragas comuns na época), mostrando bravura, alta tolerância à dor, vontade de lutar até o fim, e não menos importante, afeição ao seu criador. Com o tempo passaram a se diferenciar em raças, tais como o Staffordishire Bull Terrier, o Bull Terrier, o Irish Staffordishire Bull Terrier e o Pit Bull(que não tinha um padrão para estética, mas sim em termos de temperamento). Posteriormente, esses cães migraram para os Estados Unidos como cães de fazenda e guardas de fronteira. Os cães do tipo fisico Terriers do tipo Bull foram reconhecidos pelo UKC em 1898, sob o nome de American Pit Bull Terrier. Em 1902 a raça passou a ser reconhecida também pela ADBA, o AKC, nao reconhece o APBT como raça, por ela ainda, em alguns paises, ser um cão de luta. Hoje em dia o Pit Bull é muito pôlemico. É constante o noticiário de ataques de cães desta raça no Brasil. Ainda assim, há os que defendam que sua real face é a de um cão dócil, leal e equilibrado, baseado em suas experiências pessoais. O Pit Bull não tolera bem outros animais, quer sejam menores ou maiores. Para tanto, eles precisam de adestramento e socialização. é bastante agressivo com outros e é a raça considerada "a mais agressiva" no entanto pode ser menos agressiva se for treinada desde pequena.
SERIA BOM PERGUNTAR AO VETERINÁRIO QUE DEFENDE QUE O PIT BULL É UM CÃO NORMAL, E QUE HÁ PINCHER, QUE ARRANCA DEDOS A CRIANÇAS, SE NA EVENTUALIDADE DE ELE SER ATACADO POR UM CACHORRO, SE PREFERIA SER ATACADO POR UM PINCHER OU UM PIT BULL ?
ESTUDOS SÉRIOS SOBRE O ASSUNTO, TÊM COMPROVADO QUE AS RAÇAS GENETICAMENTE MODIFICADAS, TÊM COMPORTAMENTOS DE AGRESSIVIDADE, COMPLETAMENTE IMPREVISÍVEIS, E DE DIFÍCIL CONTROLE, MESMO, PELOS DONOS OU TRATADORES.
SÓ O FACTO DE SER CONSIDERADO UM CÃO DE LUTA, ABONA POUCO A SUA SOCIABILIZAÇÃO, E CONDIÇÕES, PARA QUE, SENDO UM ANIMAL IRRACIONAL, PODER CONVIVER EM SOCIEDADE.
PAÍSES EVOLUÍDOS, E DE GRANDE TRADIÇÃO NA CRIAÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS DE COMPANHIA, DEFENDEM A CASTRAÇÃO DESTES ANIMAIS, E POR CONSEQUÊNCIA, A SUA EXTINÇÃO. PORQUE SERÁ ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário