domingo, 21 de outubro de 2007

À ATENÇÃO DOS IDEÓLOGOS DO PT . . .

O DIA - 20/10/2007
Frei Betto: O esquerdista
Frei Betto


Ser de esquerda é, desde que essa classificação surgiu na Revolução Francesa, optar pelos pobres, indignar-se frente à exclusão social, inconformar-se com toda forma de injustiça ou, como dizia Bobbio, considerar aberração a desigualdade social. Ser de direita é tolerar injustiças, considerar os imperativos do mercado acima dos direitos humanos, encarar a pobreza como nódoa incurável, julgar que existem pessoas e povos superiores a outros.
Ser esquerdista — patologia diagnosticada por Lênin como ‘doença infantil do comunismo’ — é ficar contra o poder burguês até fazer parte dele. O esquerdista é um fundamentalista em causa própria. Encarna todos os esquemas religiosos próprios dos fundamentalistas da fé.
Adora as categorias acadêmicas da esquerda, mas não suporta povo. Para ele, povo é aquele substantivo abstrato que só lhe parece concreto na hora de cabalar votos. Então o esquerdista se acerca dos pobres com um único intuito: angariar votos para si e/ou sua corriola.
Como não tem princípios, apenas interesses, nada mais fácil do que endireitá-lo. Dê-lhe um emprego que pague bom salário e dê-lhe mais direitos que deveres. Adeus ideais, utopias!
Lembrei-me dessa caracterização porque, dias atrás, encontrei um antigo companheiro de movimentos populares, cúmplice na luta contra a ditadura. Perguntou se eu ainda mexia com essa ‘gente da periferia’. E pontificou: “Que burrice a sua largar o governo.”
Tive vontade de rir. Contive-me e apenas respondi: “Tornei-me reacionário, fiel aos meus antigos princípios. E prefiro correr o risco de errar com os pobres do que ter a pretensão de acertar sem eles.”


NOTA : O ABURGUESAMENTO DO PT, A PARTIR DA OCUPAÇÃO DO APARELHO DE ESTADO, APARECE BEM CARACTERIZADO NAS PALAVRAS DE FREI BETTO !

A CORRUPÇÃO GENERALIZADA A QUE TEMOS ASSISTIDO ULTIMAMENTE, PRÓPRIA DE GOVERNOS DE DIREITA, OU DAS EXTINTAS REPUBLICAS SOCIALISTAS, TEM TODAS ELAS ORIGEM, NO CONTROLE DO APARELHO DE ESTADO, AO SERVIÇO DOS FUNCIONÁRIOS FIÉIS DOS PARTIDOS E DAS SUAS ESTRUTURAS.


É PRECISO DAR A SENSAÇÃO QUE SE DISTRIBUI PODER, MAS É SOBRETUDO DISTRIBUIR ALGUM PODER OU REGALIAS ECONÓMICAS, PARA QUE OS JOVENS OCUPANTES DO PODER, SINTAM QUE VALEU A PENA A LUTA, MESMO QUE IDEOLÓGICAMENTE, TUDO AQUILO PORQUE COMBATIAM, FIQUE PELO CAMINHO . . .


MAS COMO A POLÍTICA BRASILEIRA, NÃO É ENQUADRADA IDEOLÓGICAMENTE, EM RIGOROSAMENTE NADA, SIGA A FARRA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário