domingo, 11 de novembro de 2007

AS ARMAS DO TRÁFICO











O DIA - 10/11/2007
O pior inimigo do Rio. Levantamento da Polícia Federal revela que 76% dos fuzis apreendidos em todo o País este ano estavam em poder de grupos de traficantes do estado
Maria Mazzei

Nos campos de batalha, o fuzil é usado para liquidar o inimigo. A arma letal, que cumpre sua missão de matar em 90% dos disparos que chegam ao alvo, mesmo a 2,5 quilômetros de distância, é hoje tão comum no Rio como já foram revólveres e pistolas. Levantamento da Polícia Federal (PF), a pedido de O DIA, mostra que 76% dos fuzis apreendidos este ano no Brasil estavam em poder do tráfico no estado.Segundo dados do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), instituído no Ministério da Justiça no âmbito da PF, 92 fuzis foram apreendidos no País de janeiro a 22 de outubro de 2007. Desses, 70 saíram das mãos de grupos criminosos do Rio.No mesmo período, apenas um fuzil foi apreendido em São Paulo, num total de 12.180 armas de fogo tiradas de circulação, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do estado. Os números do Rio em relação ao resto do País confirmam a triste realidade que, no dia a dia das favelas, os policiais constatam e enfrentam.“Onde há tráfico de drogas, há armas. No resto do Brasil, o tráfico no varejo não é como no Rio. Aqui os traficantes assentaram poder e se expandiram através das armas de fogo. Usam fuzil porque são beligerantes e expansionistas. Começou nos anos 70 com a pistola, nos anos 80 eram as submetralhadoras e nos anos 90, os fuzis. Agora são as metralhadoras ponto trinta. E estamos trabalhando para que isso não se desenvolva”, explica Carlos Oliveira, titular da delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae).



NOTA : A INCOMPETÊNCIA OU INCAPACIDADE DAS FORÇAS DE SEGURANÇA, DE IMPEDIR A ENTRADA DE ARMAMENTO DE GUERRA NAS FAVELAS, É UMA COISA QUE DÁ QUE PENSAR . . .
NINGUÉM CERCA AS FAVELAS, NINGUÉM FISCALIZA O QUE ENTRA E O QUE SAI, E DEPOIS ADMIRAM-SE DE A BANDIDAGEM DISPOR DE ARMAMENTO, COMO AQUELE QUE QUASE DIARIAMENTE É APREENDIDO.
PISTOLAS, ATÉ PODEM SER TRANSPORTADAS EM BOLSAS ESCOLARES POR CRIANÇAS, MAS HÁ OUTRO TIPO DE ARMAMENTO, QUE NÃO DÁ PARA CAMUFLAR . . . NEM ESSE É DETECTADO ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário