SÓ NÃO VÊ, QUEM NÃO QUER ! . . .
01/11/2007 – Portal Globo
Brasil deve reduzir
Brasil deve reduzir
consumo de gás natural,
diz presidente da
Petrobras
Para José Sérgio Gabrielli, preço abaixo do mercado estimula consumo do produto. Segundo ele, é preciso regular o mercado neste momento de escassez de gás.
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta quinta-feira (1º), em Nova York (EUA), que o Brasil precisa "desestimular" o consumo de gás natural neste momento de escassez do produto.
Segundo o executivo, o preço do produto no mercado interno está desalinhado com a realidade dos combustíveis alternativos, o que estimula o consumo. Neste momento, em sua visão, deveria ocorrer o contrário.
Ele reafirmou que a estatal vai recorrer da liminar da Justiça do Rio que obrigou a empresa a fornecer gás à distribuidora CEG além dos limites estabelecidos em contrato. Gabrielli explicou que a Petrobras tem um contrato de fornecimento de gás natural para as usinas termelétricas, conforme ajustado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo ele, não existe uma quantidade ilimitada de gás para o mercado brasileiro, pois o país depende basicamente de contratos para atender sua demanda. "O mercado de gás não é um mercado de prateleira. Você não chega ao supermercado e compra o gás. Ele precisa de gasoduto, precisa de planejamento da produção. Então, o mercado de gás é essencialmente um mercado de contratos", afirmou.
O executivo afirmou também que está buscando uma solução negociada para a escassez atual de gás natural. "Estamos tentando discutir diferentes tipos de contratos. Para uma certa quantidade de gás ser firme, uma certa quantidade de gás ser flexível, de tal maneira que nós possamos planejar a escassez de gás que estamos vivendo", disse.
NOTA : DE VEZ EM QUANDO NO BRASIL SURGEM CERTAS " MODAS ", A QUE OS BRASILEIROS ADEREM DE IMEDIATO, SEM PERCEBEREM QUE ESTÃO A SER USADOS POR GRANDES INTERESSES COMERCIAIS E OLIGARQUIAS, QUE NESTE PAÍS, SEMPRE TÊM VIVIDO E CONTINUAM A VIVER À CUSTO DO OTÁRIO MAIOR, O POVO !
NO SÉCULO PASSADO, ERA O MILAGRE DO ÁLCOOL ! O BRASIL TINHA DESCOBERTO A MANEIRA DE SE VER LIVRE DA CRISE DO PETRÓLEO, DOS AUMENTOS DE COMBUSTÍVEIS, DO RACIONAMENTO, ETC;
AS GRANDES FAMÍLIAS E INDUSTRIAS QUE DOMINAM O MERCADO DA CANA, ADORARAM A IDEIA, COMO E NATURAL !
RECOMPUSERAM-SE AS GRANDES FORTUNAS, O MERCADO AUTOMÓVEL TAMBÉM ADERIA À " MODA " DO ÁLCOOL , E O POVO COMPRAVA CARROS COM O NOVO COMBUSTÍVEL, ILUDIDO, DE QUE ESTARIA A FAZER UM ÓPTIMA COMPRA !
SÓ QUE A CANA E O ÁLCOOL PASSARAM POR PERÍODOS DE TURBULÊNCIA, E O NEGÓCIO DEIXOU DE TER O INTERESSE QUE TINHA, NÃO PARA OS UTENTES, MAS SIM PARA OS PRODUTORES, E COMO ERA DE ESPERAR, MORREU ! . . . VOLTOU-SE À GASOLINA . . .
" DESCOBRIU-SE " ENTÃO, A ADAPTAÇÃO A GÁS, COMBUSTÍVEL QUE JÁ TINHA SIDO ABANDONADO DESDE O FINAL DA II GUERRA MUNDIAL EM 1945 . . .
O BRASIL TINHA DE QUEIMAR GÁS RESULTANTE DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO, E TORNAR-SE-IA MUITO MAIS RENTÁVEL, O APROVEITAMENTO DESSE GÁS, UTILIZANDO-O NAS INDUSTRIAS DE TRANSFORMAÇÃO E AUTOMOTIVA, E TAMBÉM, PARA A PETROBRAS GANHAR MAIS UNS MILHÕES . . .
ATENDENDO À DEMANDA SUPERIOR À PRODUÇÃO, A PETROBRAS VÊ-SE OBRIGADA À EXPLORAÇÃO DE GÁS NO EXTERIOR, E PARTE PARA A VIZINHA BOLÍVIA . . .
COMO OS GOVERNOS LULA, TÊM SIDO UM DESASTRE, MESMO ATÉ NA PREVISÃO DE CONFLITOS E NA SOLUÇÃO DAS GRANDES QUESTÕES REGIONAIS, MAIS UMA VEZ, NÃO SE APERCEBEU DO PERIGO QUE CONSTITUÍA PARA O BRASIL, A LIDERANÇA REGIONAL DO DITADOR HUGO CHÁVEZ, QUE IDEOLÓGICA, POLITICA E ECONOMICAMENTE, DOMINA A BOLÍVIA, E QUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE, ESTENDERÁ ESSA ASCENDÊNCIA A OUTROS PAÍSES VIZINHOS !
LULA E QUEM O ASSESSORA, NÃO PRESTOU EM DEVIDO TEMPO, A ATENÇÃO A ESTES ASSUNTOS, DE PRIMORDIAL IMPORTÂNCIA PARA O BRASIL, E AGORA, MAIS UMA VEZ, VAI POVO PAGAR, PELA INCOMPETÊNCIA DOS GOVERNANTES !
PERCEBEM AGORA, PORQUE É QUE, QUANDO LULA VAI PARA O EXTERIOR TENTAR " VENDER " A IDEIA DOS BIO - COMBUSTÍVEIS, NINGUÉM LHE LIGA IMPORTÂNCIA NENHUMA ?
PRIMEIRO, CRIARAM A MIRAGEM DO GÁS NATURAL, AGORA, TENTA-SE CRIAR A MIRAGEM DOS BIO - COMBUSTÍVEIS ! VÃO NESSA TAMBÉM ! . .
Nenhum comentário:
Postar um comentário