segunda-feira, 19 de novembro de 2007

É SEGURO VOAR NO BRASIL ?

19/11/2007 - Folha de S Paulo
Brasil realiza só 42% da

inspeção aérea
recomendada
internacionalmente

Com 33 inspetores disponíveis, o Brasil realizou no ano passado apenas 42% da fiscalização necessária na área de segurança operacional da aviação civil, revela reportagem da Folha de S.Paulo (disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Faltaram 54 profissionais para fazer as inspeções, vistorias e auditorias recomendadas em padrões internacionais nas empresas aéreas e de manutenção, pátios de aeroportos, vôos e tripulações.
Em 2006, foram realizadas cerca de 52 mil horas de trabalho para supervisionar a segurança aérea nacional. Porém, se os "padrões e práticas recomendáveis" definidos pela Oaci (Organização da Aviação Civil Internacional) fossem seguidos à risca, teriam sido necessárias 125 mil horas.
A reportagem revela que técnicos da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) alegam falta de pessoal qualificado e infra-estrutura para realizar o trabalho ideal --e afirmam que os inspetores já trabalham acima da carga máxima da categoria, 32,5 horas semanais, por uma questão de "consciência" e "profissionalismo".
Mesmo assim, a Anac nega que isso seja um fator causal com o crescimento do número recorde de acidentes aéreos (75 na aviação comercial).



NOTA : SEM QUERER ENTRAR EM GRANDES PROFUNDADES NA ANÁLISE DA NOTÍCIA, NÃO SERÁ LÍCITO PERGUNTAR :
SE APENAS SE INSPECCIONA 42% DO QUE INTERNACIONALMENTE SE RECOMENDA, QUERERÁ DIZER, QUE VOAMOS APENAS COM 42% DA SEGURANÇA QUE É RECOMENDADA ? BOM, É QUE ISTO, É MENOS DE METADE DO REMENDÁVEL ! . . .
É SEGURO, VOAR NO BRASIL ? . . . O QUE É QUE O SENHOR MINISTRO JOBIM PENSA DISTO ?
O QUE É QUE A SINISTRA DO TURISMO, A MARTA SEXÓLOGA, PENSA QUE OS AGENTES DE VIAGEM VÃO DIZER AOS SEUS CLIENTES, DEPOIS DE LEREM ISTO ?
SE ALGUÉM DO GOVERNO SOUBER, QUE NUM PAÍS SE FAZ, MENOS DE METADE DA FISCALIZAÇÃO DO QUE INTERNACIONALMENTE SE RECOMENDA, ACONSELHARIA ALGUÉM A VOAR NESSE PAÍS ?
O QUE DIRÁ A IATA, DESTA PERCENTAGEM DE FICALIZAÇÃO ?
E AS ASSOCIAÇÕES DE PILOTOS ?
E JÁ AGORA, O QUE DIRÁ O BOM SENSO DESTA ACTUAÇÃO, E DOS GOVERNANTES QUE A PERMITEM ? . . .

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