quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA . . .

10/12/08
PORTAL GLOBO G1

Relatório aponta
erro de operação

em acidente de

avião da Gol

Brasília, Manaus e

São José dos Campos

podem ter errado.

Familiares não ficaram

satisfeitos com
o relatório.
Rafael Targino

Um erro de operação em equipamento do jato Legacy pode ter desligado o sistema anti-colisão da aeronave que se chocou contra o boeing da Gol. Essa é uma das conclusões do relatório final apresentado pela Aeronáutica na tarde desta quarta-feira (10), em Brasília. O acidente ocorreu em 2006 e matou 154 pessoas. A Aeronáutica também identificou possíveis erros cometidos por controladores de Manaus (AM), Brasília (DF) e São José dos Campos (SP) na autorização para vôos e nas passagens entre os centros de controles aéreos. Entre outros fatores, a Aeronáutica também listou a pouca experiência dos pilotos no manuseio do Legacy. A hipótese mais provável para o desligamento do transponder, segundo a Aeronáutica, é que durante uma operação de cálculo de desempenho da aeronave o piloto teria colocado o equipamento em standby. Foram descartadas as hipóteses de que ou o computador portátil ou o pé de um dos pilotos tenha esbarrado no botão que desliga o transponder. Para que o transponder seja desligado, é necessário apertar duas vezes um botão em um espaço de vinte segundos.
Segundo o relatório, o controlador de São José dos Campos deu uma autorização de vôo incorreta. Além disso, de acordo com o documento, os controladores de Brasília não avisaram aos pilotos do Legacy que deveriam trocar a freqüência do equipamento. Em seguida, o equipamento foi desligado. Apesar disso, o controlador de Manaus confirmou que o avião estava visível no radar.
Segundo o relatório, o transponder do Legacy permaneceu desligado por 59 minutos e foi ligado 3 minutos após a colisão.
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NOTA : ESTES RELATÓRIOS, EMBORA UM TANTO OBSCUROS, NÃO DEIXAM . DE " FALAR " COMO GENTE . . .

FICÁMOS ASSIM A SABER, ONDE É PERIGOSO VOAR NO BRASIL, DEVIDO À POSSIBILDADE DE LAPSOS DOS CONTROLADORES . . .


DE UMA OUTRA PEÇA JORNALÍSTICA, TAMBÉM RESSALTA A IDEIA, DE QUE O PLANO DE VÔO DO LEGACY, TERIA SIDO ELABORADO POR UMA EMPRESA TERCEIRIZADA . . . NÃO ME DIGAM, QUE A EMPRESA PERTENCE A EX-MEMBROS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA . . . JURA ? . . .

IMAGINEM OS PILOTOS AMERICANOS, A " FALAR " COM AS DIVERSAS TORRES QUE TINAM DE CONTACTAR DURANTE A ROTA PRÉ - DEFINIDA, NAS QUAIS, A MAIOR PARTE DO PESSOAL, MILITAR, NÃO FALA FLUENTEMETE O INGLÊS . . .

O MINISTRO JOBIM ( DE QUE TANTO SE OUVIA FALAR LOGO APÓS A SUA POSSE, E QUE JÁ HÁ UNS BONS MESES QUE NEM SE SABE POR ONDE ANDA . . . ) JÁ RESOLVEU ESTES PROBLEMAS ?



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