terça-feira, 9 de dezembro de 2008

E O QUE É QUE DIZ O MÂNTEGA ? . . .

ESTADO S.PAULO
09-12-2008
País tem o maior
spread bancário
do mundo

Taxa subiu de
setembro para outubro;
número cria polêmica:
indústria se queixa e
bancos tentam justificar

Leandro Modé e
Paula Pacheco


O spread bancário no Brasil é o mais alto do mundo, o que provoca atritos entre o sistema financeiro e governos há anos. Spread é a diferença entre as taxas que os bancos pagam ao captar dinheiro no mercado e o juro que cobram nos empréstimos.

Essa nova onda de pressão de autoridades de Brasília sobre as instituições, como relatou o Estado em sua edição de domingo, tem como pano de fundo a redução dos depósitos compulsórios, dinheiro que os bancos devem deixar parado no Banco Central (BC), estimado atualmente em R$ 270 bilhões.

Para aliviar os efeitos da crise no País, o governo liberou, ao longo dos últimos dois meses, aproximadamente R$ 97 bilhões, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Apesar disso, o spread bancário médio subiu de 26,4 pontos porcentuais em setembro para 28,4 pontos em outubro.

“Não se pode aumentar ainda mais o custo para as empresas brasileiras em um momento difícil como este”, queixa-se o diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Ricardo Roriz Coelho. “O spread no Brasil é sete vezes maior que o de outros países. É impraticável.”
País tem o maior spread bancário do mundo


NOTA : ASSIM, REALMENTE FICA DIFICIL . . .

RESTA-NOS CONTINUAR A ASSISTIR, SEMESTRALMENTE, À COMPETIÇÃO ENTRE BANCOS, PARA VER QUEM CONSEGUE APRESENTAR, MAIORES LUCROS, VINDOS DA AGIOTAGEM LEGALIZADA E AUTORIZADA PELO BANCO CENTRAL E PELO MINISTRO MÂNTEGA . . .

SABEM À CUSTA DE QUEM, OU É NECESSÁRIO DIZER ? . . .


Nenhum comentário:

Postar um comentário