NO MÍNIMO, É ESTRANHO ! . . .
obrigatório e
à democracia
é recorde,
aponta
Datafolha
A aprovação do brasileiro à democracia, transcorridos 25 anos do ápice do movimento pelas Diretas-Já, atingiu seu mais alto patamar, segundo pesquisa Datafolha em reportagem de Fernando Barros de Mello e José Alberto Bombig na edição dominical da Folha . Também é a primeira vez desde que o instituto iniciou a série de levantamentos que a maior parte da população defende a obrigatoriedade do voto.
De acordo com o Datafolha, 53% são favoráveis ao voto obrigatório, contra 42% de 1994, a primeira vez que o instituto pesquisou o tema. O apoio à democracia também atingiu recorde: 61% acham que ela é a melhor forma de governo.
Para estudiosos e personalidades, os números revelam a consolidação da democracia, mas ainda existem riscos ao sistema e é preciso aperfeiçoar o controle do financiamento de campanhas, alvo de grandes escândalos após 1984, quando, há exatos 25 anos, no 430º aniversário de São Paulo, uma multidão estimada em 300 mil pessoas lotou a praça da Sé pelo direito de votar para presidente.
SE POR UMA MERA QUESTÃO DE HABITUAÇÃO DAS POPULAÇÕES AO REGIME DEMOCRÁTICO, SE JUSTIFICARIA INICIALMENTE O VOTO OBRIGATÓRIO, DECORRIDOS TODOS ESTES ANOS, ELE DEIXA DE TER QUALQUER SENTIDO PARA A DEMOCRACIA E A LIBERDADE INDIVIDUAL DE CADA CIDADÃO, E SÓ PASSA A FAZER SENTIDO, PARA :
- OS " CORONEIS " DE INTERIOR, QUE DESTE MODO FAZEM ELEGER QUEM LHES CONVÉM ;
- OS " CABOS ELEITORAIS " EMPREGADOS DOS CORONEIS, QUE ARREGIMENTAM O VOTO PARA OS " CORONÉIS ";
- OS POLÍTICOS CORRUPTOS, ELEITOS COM A PRECIOSA AJUDA DESTA GENTE, QUE SABEM QUE OS VOTOS SÃO QUASE CERTOS, E QUE DESTE MODO SE ELEGEM, ATEMORIZANDO O ELEITOR, COM A OBRIGATORIEDADE DE TER DE VOTAR.
A REFORMA POLÍTICA DESTE PAÍS, TÃO ESPERADA E NECESSÁRIA POR TODOS AQUELES QUE DEFENDEM A DEMOCRACIA, MAIS UMA VEZ, NÃO FOI FEITA, E NEM SE FALA DELA . . .
DE ESTRANHAR, QUE UM GOVERNO DO PT, NÃO TENHA FEITO O MÍNIMO ESFORÇO NESSE SENTIDO, OU TALVEZ NÃO...
A COMPRA DE VOTO, E O VOTO OBEDIENTE POR SUGESTÃO OU COACÇÃO, ( PORQUE ELE É ORIGATÓRIO... ) NOS CANDIDATOS QUE SE PRETENDEM ELEGER, CONVEM ( E COMO... ) A UM PARTIDO COMO O PT, QUE TEM A MAIORIA DO SEU ELEITORADO, NAS CLASSES MAIS DESFAVORECIDAS, MENOS LETRADAS, MENOS CULTAS E PORTANTO, MENOS INFORMADAS ! . . .
SÓ ASSIM SE CONSEGUE ENTENDER, QUE NO DECORRER DO SEGUNDO MANDATO DE UM GOVERNO DE ESQUERDA (?) DO PT, A REFORMA POLÍTICA, NÃO SÓ NAO SE FAÇA, COMO PRINCIPALMENTE, NEM DELA SEQUER SE FALE . . .
PORÉM, SE CONSTATARMOS AS POSIÇÕES DO PRESIDENTE E DO GOVERNO POR ELE CHEFIADO, EM RELAÇÃO ÀS TENTATIVAS DE HEGEMONIZAÇÃO E PERPETUAÇÃO NO PODER DOS VIZINHOS DO CONTINENTE, FICAMOS ENTÃO, CLARAMENTE A SABER ONDE ESTAMOS .
AFINAL . . . ESTAMOS NA AMÉRICA LATINA ! . . .
E LULA, NÃO SE ATREVE A PEDIR UM TERCEIRO MANDATO ? PORQUE SERÁ ?
COM UMA APROVAÇÃO TÃO GRANDE COMO MOSTRAM AS PESQUISAS, NÃO HAVER UM " VAGA DE FUNDO ", OU UM " CLAMOR POPULAR ", PARA QUE LULA CONTINUE, É NO MÍNIMO ESTRANHO . . . !
OU, AS PESQUISAS, NAO REFLECTIRÃO A VONTADE POPULAR ? . . .
Pois é, aí que está a chave da questão,já vivemos isto no passado onde eleições davam margens expresivas de votos a determinados candidatos e as urnas mostraram outra realidade,mas devemos levar em conta também que o govrno populista do Lula, está criando programas discarados de compras de votos e sabendo que a maioria da população brasileira encontra-se em desemprego ou em margem total de miséria ,não dúvido que desta maneira poderemos ter infelizmente o prolongamento do "finge que faço que tu finges que trabalha",mas vamos ver se uma onda séria liderada pela parte pensante de nossa sociedade tenta virar o jogo desta vez,vamos ver!!!!!
ResponderExcluir