segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

. . . E, PELA PORTA DA FRENTE ! . . .

EXTRA
07-02-2009
Santa Catarina
tem maior fuga
de presos de
sua história

ClicRBS





FLORIANÓPOLIS - O sistema prisional de Santa Catarina registrou, no domingo, a maior fuga da sua história, quando 70 dos 133 detentos saíram pela porta da frente da Central de Triagem, em Florianópolis. O secretário de Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, disse que a fuga ocorreu devido à falha de um policial militar da reserva e de um agente prisional, no momento em que o jantar seria servido. Até a noite do mesmo dia, 21 presos haviam sido recapturados, somando 84 detentos na unidade, que tem capacidade para 80.

- Houve falha humana. O policial deveria estar na companhia do agente, mas estava sozinho e não fechou o quadrante como manda o regulamento. Vamos instaurar uma sindicância para saber se houve má fé dos servidores públicos ou não - disse o secretário.

O policial militar da reserva foi rendido por um grupo de presos, que estavam armados com uma faca improvisada. Antes de fugir, os detentos pegaram as armas dos servidores e quebraram um depósito onde elas eram guardadas. O outro agente foi dominado em seguida, e os detentos conseguiram sair.

- Os presos abriram todas as celas e só não fugiu quem não quis - informou o supervisor da Central de Triagem, Luciano da Silva.

Durante uma varredura na unidade, a polícia encontrou em uma lixeira, nas proximidade das celas, um revólver calibre 38 sem munição e uma pistola 380 com quatro munições. Segundo o capitão Eduardo Gonçalves, as armas não foram reconhecidas pelos agentes.

- Eles (detentos) estavam caminhando tranquilamente e se dividiram em vários grupos. Vi até um preso de muleta que conseguiu fugir - contou a moradora do Bairro Estreito.

NOTA : FOGEM PELA PORTA DA FRENTE ! SÓ NÃO FUGIU QUEM NÃO QUIS ! E AINDA SE DERAM AO LUXO DE JOGAR FORA ALGUMAS ARMAS !

O PRESÍDIO, QUE TEM CAPACIDADE PARA 80 DETENTOS, ALBERGAVA, APENAS, 133 ! . . .

ATÉ UM DETENTO DE MULETAS . . . CONSEGUIU FUGIR ! . . . SERIA PARA RIR, SE NÃO FOSSE TRISTE ! . . .

A QUEM COMPETE A CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE PRESÍDIOS ? ESTÃO À ESPERA DE QUÊ ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário